quarta-feira, 20 de junho de 2018

Palestras e painéis do Fomenta Maranhão totalizam 3.200 participantes

 
Público lotou as salas e o auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana em busca de informações sobre compras governamentais e oportunidades para as MPEs nesse mercado.
 
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, diz que o resultado do Fomenta será medido com a multiplicação do conhecimento nos municípios maranhenses
 
Superando as expectativas de público ao Fomenta Maranhão 2018, o Sebrae encerrou o evento na terça-feira, 12, com o sentimento de dever cumprido e saldo de 3.200 participações de público nas palestras e painéis dos dois dias da programação. Promovido com a parceria de 21 instituições e órgãos públicos, além da iniciativa privada, o evento discutiu as compras governamentais e a possibilidade dos pequenos negócios aproveitarem esse nicho de mercado para aumentar seu faturamento.

No segundo dia, palestras e painéis referentes ao tema mais específico das licitações públicas, riscos e benefícios que podem ter os empresários ao contratar com os governos – seja União, Estados ou Municípios, regulamentação tributária, programas de compras e de desenvolvimento de fornecedores existentes no Maranhão, dentre outros, atraíram os participantes para as salas e auditório Terezinha Jansen. A programação também contou com um concorrido Seminário de Acesso ao Crédito que levou instituições financeiras a estarem mais próximas dos empresários e explicar suas linhas de financiamento.

No painel Oportunidades para Empreender, o auditor do TCE, Fábio de Melo mostrou os sete erros e certos que as MPE´s devem atentar ao contratar com a administração pública.

“Participar do Fomenta foi algo impactante e elucidativo para nós que somos pequenos. Saber que podemos concorrer nas licitações e que isso não é um bicho de sete cabeças, é muito bom, nos abre mais uma porta de mercado para a empresa ter lucro. No entanto, vimos que precisamos tomar alguns cuidados, saber analisar e estudar um edital para que não sejamos pegos desprevenidos e possamos honrar os compromissos do contrato, caso contrário podemos sofrer punições. Por isso, todas as informações que recebemos aqui foram extremamente válidas”, destacou a empresária Sílvia Passos que participou do evento na caravana de empresários da Vila Luizão, Sol e Mar e Divinéia, bairros da periferia de São Luís, com alta concentração de atividade comercial. 
“Outro ponto favorável na programação foram os painéis que trataram de empreendedorismo e desenvolvimento local, com pessoas altamente gabaritadas, como o colombiano Jorge Melguizo que nos deu uma aula do que pode ser feito quando se tem vontade política e união da comunidade em favor de um objetivo comum, de algo que será bom para toda uma coletividade. O exemplo do que aconteceu lá em Medellín pode muito bem inspirar os governantes brasileiros e mostrar que as coisas podem ser possíveis sim, basta todos quererem”, sentenciou a empresária.
 
Caravanas
 No auditório Terezinha Jansen, o público assistiu aos painéis e principais palestras do evento. 
Para quem mora no interior do estado, a participação no Fomenta Maranhão 2018 também foi significativa. O Sebrae, por meio de suas onze regionais e quatro Núcleos de Atendimento Empresarial (NAEs), organizou caravanas de mais de 80 municípios que totalizaram 495 pessoas dentre empresários de pequenos negócios, microempreendedores individuais, produtores rurais de pequeno porte, gestores e representantes do poder público municipal e Agentes de Desenvolvimento Local (ADLs). 
“Foi uma experiência única participar do Fomenta. Levo daqui amizades, compromisso e o prazer de participar de mais um evento do Sebrae que abriu meus horizontes para o que quero do meu futuro como empresária. Para quem perdeu, só temos a lamentar; porém quem participou, foram dois dias de muito aprendizado que iremos levar para o dia a dia dos nossos negócios”, sinalizou a empresária Juciele Andrade, do município de Guimarães.  
"Nós gostaríamos de agradecer imensamente a todos aqueles que atenderam o nosso convite e confiaram no projeto Fomenta Maranhão 2018, a participação de todos que integraram a caravana Baixada e Litoral Ocidental foi fundamental para o sucesso do evento. O nosso muito obrigado a todos em nome da unidade regional do Sebrae em Pinheiro" agradeceu Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro.
Público lotou o Seminário de Acesso a Crédito, onde as instituições financeiras, como o BNDES, apresentaram suas linhas de financiamento para as MPEs.
 No auditório Terezinha Jansen, o público assistiu aos painéis e principais palestras do evento. 

Avaliação
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destacou a satisfação e o orgulho da instituição pela realização do Fomenta Maranhão 2018. “Encerramos este evento com um grande orgulho de termos contribuído com todos os que estiveram aqui nesses dois dias de difusão do conhecimento, de aprendizado e compartilhamento de informações. Ensinamos e ao mesmo tempo aprendemos e nessa sinergia cumprimos o nosso objetivo com o Fomenta que foi o de mostrar aos pequenos negócios maranhenses que é possível serem contratados da administração pública”, destacou ele.
“O Sebrae agradece aos parceiros que estiveram conosco e que só abrilhantaram o evento, juntamente com o público que nos prestigiou. O sucesso que esperamos do Fomenta Maranhão 2018 é a repercussão, a multiplicação do conhecimento em todos os municípios do nosso estado que estiveram participando do evento, por meio de empresários ou agentes públicos, que tornará possível um Maranhão com ambiente cada vez mais favorável para o desenvolvimento local e propício para que o sonho de ser dono do seu próprio negócio tenha eco, apoio do poder público e sustentabilidade de mercado. E contem sempre com o Sebrae para tornar esse sonho possível e transformador das realidades locais”, finalizou João Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário