quarta-feira, 13 de junho de 2018

Câmara fará audiência proposta por Pavão Filho sobre combate às drogas nesta sexta


Por sugestão do vereador Pavão Filho (PDT), a Câmara Municipal estará realizando uma audiência pública nesta sexta-feira, (15), para discutir o tema “Políticas públicas de prevenção, tratamento e combate às drogas em São Luís”. A motivação dessa iniciativa, segundo ele “se dá em virtude do aumento da criminalidade e do consumo de drogas entre os adolescentes e jovens, que preocupa a sociedade, implicando-se na desestrutura familiar e aumento da criminalidade”.
Enfatiza o parlamentar pedetista que essa audiência “é de extrema importância para que sejam implantadas ações de caráter educativo e informativo de combate às drogas, esclarecendo a sociedade sobre o perigo do contato com substâncias que causam dependência física e psiquiátrica”.
Lembra Pavão Filho que no dia 19 de junho comemora-se o “Dia Municipal Antidrogas”, e inicia-se a Semana de Combate às drogas, conforme as Leis Municipais nº 4.507, de 27 de julho de 2005 e nº 4.508, de 27 de julho de 2005. Para ele, com esses dispositivos legais, “torna-se necessário alertar a sociedade, os governantes, os políticos e os educadores de que é indispensável a prevenção ao uso de drogas nas cidades, principalmente em escolas”, arremata o vereador.
Foram convidados para o evento o prefeito Edivaldo Holanda Junior, o governador Flávio Dino, os secretários municipais de Educação, Moacir Feitosa; de saúde, Lula Fylho, da Criança e Assistência Social, Andrea Carla Santana Everton Lauande, o secretário de Estado da Educação, Felipe Costa Camarão.
Também foi formulado convite a entidades como FUMAC – Fundação Maranhense de Assistência Comunitária, REMADD – Mede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas, LIDAM – Liga Desportiva Amadora do Maranhão, DJOMA – Desafio Jovem do Maranhão, PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, CISAF – Centro de Integração Socio Cultural Aprendiz do Futuro, Pastoral da Sobriedade, Centro de Saúde Dom João Antonio Farina, Centro de Atuação Psicosocial, CALS Álcool e Drogas Estadual, Alcoólicos Anônimos – São Luís, Narcóticos Anônimos – São Luís e FECOTEMA – Federação das Comunidades Terapeúticas do Maranhão.

Vereadora Fátima Araújo rebate críticas de opositores mostrando trabalho realizado nas comunidades
A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), esteve na Rádio Difusora AM 680 KHZ, no Programa Canta Maranhão, comandado por Helena Leite, e no Programa Acorda Maranhão, da Rádio Mirante AM 600 KHZ, comandado por Marcial Lima, para rebater críticas de pessoas que usaram as emissoras para tentar denegrir a sua imagem, usando de má fé a grande audiência das rádios. 
Como sempre, Fátima Araújo deixou de lado que o persegue e mostrou o grande trabalho que está realizando no Complexo de Bairros do João de Deus. Além disso, ela destacou o apoio que tem dado à Cultura, Educação, Esporte, Saúde e Infraestrutura nos bairros, tendo grande número de ruas asfaltadas, na grande maioria das comunidades que fazem parte do complexo.
No programa Canta Maranhão, a vereadora falou que o Arraial Solidariedade & Ação realizado no bairro João de Deus é uma solicitação da comunidade. "Não faço nada para mim, faço para os moradores das comunidades. É bom ressaltar que essa pessoa que vive me criticando em rádios, nunca me pediu apoio com relação a cultura. Esse arraial é um compromisso meu com a comunidade em 2016 e em 2017 realizamos o primeiro Arraial no João de Deus. É bom lembrar que desde 2009 não era realizado arraial no João de Deus. E nós fizemos em frente a antiga Proab. Este ano eu já havia tirado a licença do João de Deus que seria iniciado de 15 a 21 de junho o arraial. Mas fui surpreendida com informações de que a Késsia iria montar seu arraial no bairro. Mas quando tomei conhecimento de que as pessoas já haviam pago suas barracas, resolvi não fazer mais, para não deixar as pessoas no prejuízo. Fiquei surpresa com a atitude dessa moça, por falar algo que nunca existiu", disse a parlamentar sendo entrevistada pelo radialista Juarez Souza.
Em outra parte da entrevista, Fátima Araújo mostrou que tem palavra e cumpre com seus acordos. "O meu arraial é no mesmo local que realizei ano passado e fiz o carnaval deste ano. Já o dela será dentro de um espaço privado. Mas não tenho nada haver com isso. Ela fala que estou atrapalhando na retirada de licença. Eu não tenho esse poder de barrar ou impedir a retirada da licença. Eu faço minhas ações com apoio dos empresários locais. Minhas ações são direcionadas ao povo e não é cobrada nenhuma taxa", destacou a vereadora que cancelou o Arraial do João de Deus desde o dia 6 de junho para não prejudicar os barraqueiros.
A radialista Helena Leite, finalizou a entrevista com Fátima Araújo deixando a seguinte frase: "Olha Késsia eu acho que você deveria vir a público e pedir desculpas pelo que ela fez. A vereadora já havia retirado seu arraial do João de Deus para não lhe prejudicar. Eu sou uma mulher que sei pedir perdão, desculpas e reconheço quando algo está errado".
RÁDIO MIRANTE AM 600 KHZ
No programa Acorda Maranhão Fátima Araújo afirmou que seu compromisso é com as comunidades. A vereadora destacou que o arraial é meramente comunitário e não visa lucro. Apenas abre espaço para que moradores montem suas barracas e possa vender seus produtos. "Estou com as licenças do arraial de 17 a 21, mas já foi cancelado desde o dia 6 de junho. Agora só espero que ela não venha falar que eu que não quis realizar o arraial. Fico triste com isso. A raiva deles (Késsia e Periquito) é pessoal. Essas pessoas brigam politicamente e não em prol das comunidades. Mas na minha vida não uso o EU, sempre vou usar o NÒS, já que tudo é conseguido por mim através das comunidades. A nossa luta é constante. Se hoje temos centenas de ruas asfaltadas no Complexo de Bairros do João de Deus, é resultado de lutas", destacou a vereadora que esteve no Programa Acorda Maranhão, apresentado pelo jornalista Marcial Lima.

Ricardo Diniz participa de evento do SEBRAE que incentiva a presença de pequenas empresas nas compras governamentais
Geração de emprego e renda e incentivo ao empreendedorismo são assuntos
defendidos pelo vereador Ricardo Diniz (PRTB), que esteve na abertura do
Fomenta-Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas
Compras Governamentais promovido pelo SEBRAE em São Luis-MA. O evento
oferece capacitação e cria oportunidades para que os pequenos negócios,
possam participar de licitações públicas e privadas.

Durante o Fomenta os micro e pequenos empresários entram em contato com
grandes compradores da administração pública direta e indireta e com
empresas estatais, fazendo com que os empresários se tornem fornecedores
dos governos. Para Ricardo Diniz aproximar as micro e pequenas empresas
dos grandes mercados de compra pública, é estimular o desenvolvimento
econômico de várias cadeias produtivas do estado.

"O Fomenta mostra a importância do mercado de compras governamentais
promovendo a inclusão dos pequenos negócios que, se forem capacitados,
podem ter grandes oportunidades de faturamento, assim como sensibilizar os
grandes compradores públicos para aquecer o mercado local, principalmente
os micro e pequenos empresários", comentou Ricardo Diniz.
Edson Gaguinho requer asfalto para as ruas da
Bacia e Cidade de Deus, no Residencial Vila Riod

Para atender as solicitações da população do Residencial Vila Riod, o vereador Edson Gaguinho (PHS), solicitou nesta segunda-feira (11/06), durante sessão ordinária, que seja executado em caráter de urgência, serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e meio fio, das Ruas: Da Bacia e Cidade de Deus, localizadas no Residencial Vila Riod.
Segundo o vereador a solicitação é para atender os diversos pedidos da população daquele bairro, que o período das chuvas sofre com a lama e os buracos, e na seca com a poeira, prejudicial à saúde de todos.
“Os moradores tem reclamado que as ruas estão cheias de buracos e isso pode causar algum acidente na hora que os motoristas têm que desviar dos mesmos. Sem o pavimento, a população também tem reclamado constantemente da poeira em tempo seco e da lama em tempo chuvoso. Espero agora que a situação seja resolvida”, explicou Edson Gaguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário