quinta-feira, 24 de maio de 2018

HU-UFMA realiza ação educativa para conscientizar sobre distúrbios da tireoide

 

Evento chama atenção para a necessidade de garantir o bom funcionamento da glândula Ação educativa alerta para os distúrbios da tireoide

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, realiza nesta sexta, 25, uma ação educativa no hall de espera do Ambulatório de Endocrinologia (Ruas das Hortas, nº 239), para marcar o Dia Internacional da Tireóide, com a participação de toda a equipe médica e da enfermagem do setor. Enquanto esperam por atendimento, os pacientes receberão orientações dos profissionais sobre a tireoide e seus distúrbios, dicas de como fazer o autoexame, diagnóstico, tratamento e assistirão vídeos educativos. Essa mesma ação será realizada também no Shopping da Ilha, no sábado, 26, das 10h às 22h, na entrada da Praça de Alimentação.
Ação da educativa alerta para os distúrbios da tireoide

As atividades são desenvolvidas por meio da Unidade do Sistema Endócrino e vêm acontecendo desde a segunda-feira, 21, como parte da Semana Internacional de Conscientização dos Distúrbios da Tireoide, que o HU-FMA promove em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Maranhão (SBEM-MA). O objetivo é multiplicar as informações pertinentes dessa que é uma das maiores glândulas do corpo humano e que funciona como um combustível do organismo. Esse ano o tema é “Mitos e verdades sobre a glândula tireoide”.

Com um formato similar a uma borboleta localizada na região do pescoço, a tireoide funciona como um combustível do organismo, influencia na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. A glândula tireoide precisa estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

A coordenadora da ação no HU-UFMA e presidente da SBEM-MA, Rossana Azulay, destaca a importância do diagnóstico correto. “Os distúrbios funcionais da glândula, se não tratados, podem causar complicações graves, entre as quais doenças cardiovasculares. É fundamental o diagnóstico correto, como os sintomas podem ser leves ou inespecíficos, o diagnóstico é muitas vezes confundido com outras condições. ”

Os distúrbios dessa glândula podem ser de menor produção (hipotireoidismo) ou de maior produção (hipertireoidismo), ambos causam disfunções no metabolismo, e podem provocar alterações em qualquer sistema do organismo, surgindo, assim, graves problemas de saúde.

Os sintomas mais comuns do hipotireoidismo são: cansaço, edema, sonolência, pele seca, colesterol alto, entre outros. E do hipertireoidismo são: emagrecimento, palpitação, tremor, aumento do globo ocular, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário