sábado, 19 de maio de 2018

Em seis dias, Encontros Regionais de Grêmios Estudantis reúnem 1.730 estudantes

 
Jovens no centro do debate por uma gestão escolar democrática: esse é o objetivo dos Encontros Regionais de Grêmios Estudantis que, desde o último dia 9 deste mês, têm percorrido as cidades de Itapecuru Mirim, Chapadinha, Balsas, São João dos Patos, Barra do Corda e Presidente Dutra, reunindo cerca de 1.730 estudantes para promover e incentivar o protagonismo juvenil.
Até agora, 106 grêmios estudantis de 57 municípios participaram dos debates. A estudante Ângela Vitória, do Centro de Ensino Dr. Newton Bello, de Joselândia, participou das oficinas em Presidente Dutra e demonstra alegria ao falar sobre o que aprendeu no encontro.
 
“Essa é uma forma bem bonita de pessoas diferentes, de lugares diferentes, com ideias diferentes, realizarem um debate com um único objetivo, que é ajudar na educação. Aprendi aqui que devemos respeitar sempre e ter igualdade em todos os setores, em todos os lugares”, ressaltou a estudante.
Na etapa de São João dos Patos, o Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Dr. Adonias Lucas de Lacerda, de Sucupira do Norte, que é composto por diretoria totalmente feminina, se apresentou no evento.
“Eu só tenho a agradecer toda a acolhida feita com a gente, nós conseguimos aprender muitas coisas sobre o grêmio, pretendemos representar bem e conseguir bastante coisas e melhorias para a escola”, falou Maria Clara, presidente Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Dr. Adonias.
“A participação dos jovens, a energia, a animação e a conscientização sobre o papel deles na escola e na sociedade têm sido muito importante para essa mobilização. O grêmio é escola de protagonismo, pois o papel do estudante não é somente assistir aula, mas é ir além, e ajudar a educação maranhense a melhorar cada dia mais, sendo os agentes principais da transformação”, finalizou Ismael Cardoso, secretário adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc.
As próximas etapas dos Encontros Regionais de Grêmios serão realizadas em Pinheiro, Zé Doca e Santa Inês na terça-feira (22), e em Viana, no dia 24 (quinta-feira). Na semana seguinte a caravana estará em Pedreiras (28), Bacabal e Açailândia (29). E para finalizar, os Encontros Regionais serão realizados em Timon (5/06), Caxias (6/06), Codó (7/06), Imperatriz (8/06), Rosário (12/06) e São Luís, 14 de junho.
As etapas regionais serão preparatórias para o I Encontro Estadual, que acontece de 20 a 22 de junho, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário