quinta-feira, 19 de abril de 2018

Série de TV Expedição Nordeste irá mostrar as belezas do Maranhão

 
O Sebrae Maranhão está apoiando a iniciativa da produtora baiana Tem Dendê, que irá retratar São Luís, Raposa, Alcântara, Guimarães e Cururupu.
 
A equipe da série Expedição Nordeste, idealizada e executada pela produtora baiana Tem Dendê, já está no Maranhão gravando os episódios que serão exibidos em emissoras de TV nacionais e internacionais. A série tem subsídio aprovado pela Agência Nacional de Cinema - ANCINE. As gravações começaram no último sábado (7) e vão até a próxima segunda-feira (16), mostrando nossos atrativos e as histórias da nossa gente para milhões de telespectadores.
A série está registrando a jornada de descobertas dos irmãos Tauã e Caiã Cordel, filhos do cantor Nando Cordel, que formam a banda Tribo Cordel, em uma viagem no melhor estilo "road-movie", saindo de São Luís em direção à Bahia, evidenciando paisagens, desenvolvimento, culturas e identidades dos territórios pelos quais eles irão cruzar.
No sábado (07), chegaram à capital maranhense e fizeram o city tour pela cidade, para conhecer pontos turísticos locais. Já no domingo, o dia deles começou bem cedo, com uma visita cheia de surpresas à Feirinha de São Luís, projeto que o Sebrae no Maranhão apoia desde a sua concepção. Primeiro experimentaram a culinária local nas disputadas barracas com comidas típicas, depois foi a vez de seguirem para o palco, onde dançaram reggae e se apresentaram junto com a Banda Raiz Tribal. Foi lá também que receberam o 1º desafio da jornada em terras maranhenses do Expedição Nordeste.
“O programa é reality show, onde os irmãos vão recebendo desafios surpresa a serem cumpridos juntos ou separados. Com a realização desses desafios, vamos mostrando as cidades, sua cultura, culinária, tradições, história e belezas. Iniciamos pelo Maranhão, para mostrar a beleza desse estado tão rico”, destacou a coordenadora de produção da TemDendê, Manuela Castro.
De São Luís, os irmãos se dividiram e seguiram o Caiã Cordel, para a Raposa e o Tauã Cordel para a cidade de Alcântara, onde cada um viveu experiências intensas com a história e tradições de cada comunidade. A produção contará com 20 episódios que além das passagens pela capital São Luís e pela cidade de Raposa na região metropolitana da ilha, também está retratando a região do litoral ocidental Maranhense e toda a sua beleza. As cidades de Alcântara, Guimarães e Cururupu foram às escolhidas.
As belezas da cidade histórica imperial serão retratadas juntamente com as tradições do quilombo centenário de Itamatatiua, famoso por sua produção de peças em argila. Em Guimarães, os irmãos devem se aventurar por esportes radicais, conhecer a região, rica em recifes, corais e praias praticamente virgens. Em Cururupu, a tradição das construções navais e seus mestres serão fundos de palco e as belezas paradisíacas da Ilha dos lençóis, suas lendas e tradições serão mostradas.
“Estamos conhecendo cada cantinho das cidades onde estamos passando e sendo muito bem recebido por todo mundo, vivenciando experiências incríveis em cada lugar que já fomos. Tenho certeza, que teremos episódios de beleza única aqui no Maranhão, pelas experiências que já vivemos. Queremos voltar aqui e conhecer ainda mais destes lugares e também conhecer outras cidades cheias de belezas e riquezas, que é o Maranhão. Estamos encantados e temos certeza que quem acompanhar a nossa jornada, também ficará impressionado com tanta beleza”, reforçaram os irmãos Tauã e Caiã Cordel.
Parceria com o Sebrae
O Sebrae no Maranhão está atuando como parceiro institucional da iniciativa, mostrando como os pequenos negócios locais atuam no desenvolvimento sustentável do nosso estado. O intuito da produtora é formar uma rede de cooperação estadual que permita a viabilidade dos trabalhos.
Pensando nisso, a diretora da TemDendê, Vânia Lima, esteve em São Luís recentemente e reuniu, com representantes governamentais, municipais, empresariais e membros da sociedade civil organizada.  A reunião foi organizada pela Diretoria Executiva do Sebrae. A instituição já é parceira da produtora baiana em trabalhos realizados no estado desde 2016.  
“Estamos, na verdade, pedindo licença para entrar em seus territórios e solicitando que vocês nos ajudem a realizar melhor esses trabalhos. O Sebrae tem sido o nosso principal parceiro até aqui no Maranhão e nos estimulou a apresentar os projetos para o poder público e outras instituições no sentido de formarmos uma grande rede de cooperação. Buscamos, precisamente, por informação e apoio na logística para gravarmos as séries. Somos muito bons em contar histórias, mas são vocês que conhecem as regiões e suas particularidades e dependemos dessa valiosa contribuição”, destacou Vânia Lima, após apresentar as séries que terão locação no Maranhão – Expedição Nordeste, Rota das Emoções e Rios Maranhenses.
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, ressaltou que esse tipo de produção ajuda a promover o estado e mostrar o que temos a oferecer em diversidades naturais, culturais e gastronômicas.
“Em 2017, o Sebrae apoiou a TemDendê em uma reportagem nos Lençóis Maranhenses para o Nordeste Mais, que acabou se transformando em três programas e, agora em janeiro, demos todo o suporte necessário para que eles gravassem na Chapada das Mesas um episódio da primeira temporada da série Criativos.BR, voltada para tratar de moda e identidades regionais, talentos desconhecidos, matéria-prima usada e desafios da economia criativa ligada à moda. Além do cenário magnífico para as fotografias, eles ainda trabalharam o artesanato indígena daquela região”, informou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
A PRODUTORA
A TêmDendê Produções é uma produtora brasileira independente, especializada em desenvolver conteúdo audiovisual. Seus principais gestores são oriundos das áreas técnica, jornalismo, marketing e conteúdo de emissoras de grandes redes de televisão brasileira (SBT, Band, RedeTV, Manchete e outras), onde assumiram durante mais de dez anos cargos de alta gestão.
Mostrar novos olhares e possibilitar que talentos ainda não conhecidos aliou-se à vontade de fazer conteúdos relevantes, que não mirassem apenas na audiência e em resultados comerciais de curto prazo. Isso foi o que moveu e incentivou a produtora desde o início a contar histórias interessantes, debruçar em investigações que interessam e revelar novas imagens do país. Isso é a missão da Têm Dendê.
Este posicionamento firmou a empresa como uma referência nacional pela sua capacidade de realização, sua linha editorial e pelas características culturais e de identidade relevadas em seus projetos. A empresa é reconhecida pelos players do audiovisual brasileiro com ativa, proponente de novas ideias e olhares, da Bahia para o mundo.
De acordo com a diretora da TemDendê as séries gravadas no Maranhão serão exibidas no Nordeste em canal aberto e no restante do País pelo Travel Box. “Estamos em negociação com a Travel Box International para uma possível exibição das séries fora do País. É por isso que utilizamos equipamentos de última geração, com as mais modernas tecnologias, para não termos problemas com incompatibilidades de imagem e som”, salientou Vânia Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário