quinta-feira, 22 de março de 2018

Município de São Luís terá que oferecer vagas exclusivas para transporte escolar

 
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) sancionou projeto de lei, de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), que obriga o município de São Luís a reservar e demarcar vagas exclusivas de estacionamentos para veículos que realizam o serviço de transporte escolar.
A medida deverá ser adotada em todos os estabelecimentos públicos de ensino fundamental e médio, além de escolas privadas.
De acordo com a nova lei municipal, as vagas exclusivas deverão ser demarcadas e distribuídas da seguinte forma: duas vagas para unidades de ensino com mais de 500 alunos; e quatro vagas para escolas com mais de mil estudantes.
A demarcação das vagas e fiscalização do cumprimento do dispositivo deverão ser feitas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
 
“Trata-se de uma iniciativa que visa garantir, com segurança, a acessibilidade dos estudantes de São Luís as suas respectivas unidades de ensino”, pontuou Raimundo Penha.                                     Cézar Bombeiro e diretor da SEMAPA visitaram Feira
do Bacanga para dialogar com consumidores e feirantes
Para fazer uma constatação in loco sobre a realidade das feiras e mercados de São Luís, o vereador Cézar Bombeiro (PSD) tem intensificado suas visitas a esses locais, conversado com administradores, feirantes e consumidores. A última feira onde o parlamentar esteve foi na do Bacanga. Já neste encontro contava com o acompanhamento do superintendente da SEMAPA (Secretaria Municipal de Abastecimento e Pesca), Marcelo.
Na oportunidade, Cézar Bombeiro e o representante da SEMAPA tiveram contato com diversos feirantes, entre eles Maria Nascimento e José Raimundo dos Santos, onde foram cientificados sobre a problemática que enfrentam todos que utilizam aquele local, tanto os comerciantes quanto as pessoas que para ali se dirigem para fazer suas compras.
Durante a conversa com feirantes, o vereador e o auxiliar da SEMAPA ouviram relatos de problemas que os feirantes e frequentadores enfrentam, foram reivindicações consideradas procedentes. As reclamações passaram a constar da pauta de discussões sobre as adversidades encontradas por aqueles que usam a localidade ou para buscar sua fonte de renda ou para quem procura produtos para o dia a dia de seus lares.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Essa itinerância em feiras e mercados passou a ser mais constante, já que a Câmara Municipal de São Luís aprovou por unanimidade a proposta de realização de uma audiência pública, a ser realizada no dia 04 de maio, numa iniciativa de Cézar Bombeiro com objetivo de levar em debate o tema que envolve os problemas enfrentados as feiras e mercados da cidade.      
“A verdade é que são raras as feiras e mercados de São Luís, que estão em condições para atender corretamente os consumidores. Entendo que os problemas precisam ser equacionados”, afirma o vereador do PSD. Completando ele diz que “temos que cobrar do poder público, mas também não podemos eximir das responsabilidades, os administradores de feiras e mercados, e no conjunto total todos os feirantes e até consumidores”.
Ele enfatiza que a sua iniciativa com a audiência pública não é para crucificar a Prefeitura de São Luís e muito menos a Semapa. Explica Cézar Bombeiro que “queremos promover um amplo debate para que sejam estabelecidas responsabilidades, inclusive dos consumidores que terão primeiramente de fazer sugestões apontando caminhos e exercer o direito de fiscalização de maneira prática, primeiramente junto aos administradores e posteriormente aos órgãos públicos”.
Para finalizar, Cézar Bombeiro deixa claro que “pretendemos mostrar que a responsabilidade das feiras e mercados é de todos nós, é que estamos por onde passamos, convidando feirantes e consumidores para a audiência pública marcada para o dia 04 de maio no plenário da Câmara Municipal de São Luís”.                                                                                                                 Pavão Filho solicita o apoio de congressistas para
continuar obras da maternidade da Cidade Operária
O vereador Pavão Filho está fazendo uma solicitação aos três senadores e 18 deputados federais, que compõem a bancada maranhense no Congresso Nacional para interceder junto ao Ministério da Saúde para a liberação dos recursos financeiros já empenhados para dar continuidade nas obras da construção da Maternidade na Cidade Operária.
Além de ressaltar que a referida casa de saúde será reconhecida como a primeira maternidade municipal de São Luís, o parlamentar pedetista frisa que “haja vista a cidade dispõe de poucas unidades de saúde que realizam partos, pré-natal e outros procedimentos, o que dificulta a assistência a gestantes, ocasionando aborrecimentos, constrangimentos, demora no atendimento e risco de vida, tanto para o bebê quanto para a mãe”.
Pavão Filho volta a afirmar que após a sua conclusão será efetivamente a primeira maternidade municipal, além de beneficiar toda ilha de São Luís, principalmente a comunidade da Cidade Operária e bairros adjacentes, e é justamente por essas razões que solicito aos nobres pares o acolhimento do pleito de grande relevância para a nossa cidade”, finalizou ele.Vereador busca melhorias para bairros de
São Luís junto à Prefeitura e Governo do Estado
Após ouvir moradores de vários bairros de São Luís, o vereador Genival Alves (PRTB) protocolou uma série de requerimentos e indicações junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal pedindo melhorias em diversas áreas de serviços essenciais.
Os parlamentares aprovaram e enviaram um requerimento do legislador solicitando que a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), implante uma central de marcação de consultas no Posto de Saúde Antônio Carlos Sousa dos Reis, na Cidade Olímpica.
Segundo Genival, o prédio possui estrutura para suportar esse tipo serviço. “A implantação da central de marcação vai trazer comodidade aos moradores da região, que não vão mais se deslocar até o Centro para marcar exames e consultas”, destacou.
Também foi enviada ao Governo do Estado uma indicação sugerindo que sejam realizados estudos técnicos com objetivo de incluir a Rua Principal e a Avenida 01 do Conjunto Jatobá, localizado na Região da Vila Maranhão, no programa ‘Mais Asfalto’.
“O período chuvoso piorou a situação dessas vias. A comunidade não consegue transitar com veículos por causa dos buracos. É necessário que serviços de drenagem profunda e pavimentação sejam realizados. Tenho certeza que o Governo do Estado vai atender essa demanda e beneficiar a população”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário