sexta-feira, 16 de março de 2018

Audiência pública discute regulamentaçãodo transporte alternativo em São Luís


A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou na manhã desta quinta-feira (15), Audiência Pública para debater a regulamentação da categoria de transportes alternativos de São Luís, e municípios vizinhos da capital ludovicense. A audiência foi proposta pelo vereador Ricardo Diniz (PC do B) e contou com a participação de sindicatos, cooperativas e associações sediadas em todo o Estado, além de representantes do governo do estado e da prefeitura de São Luís.
Na abertura dos trabalhos, o vereador afirmou que a necessidade de debater a regulamentação da atividade de transporte de alternativo, como vans, micro ônibus, e carros lotação, que  têm como objetivo discutir o impasse em torno das leis que regulamenta o setor, que cresceu nos últimos anos, devido ao precário atendimento prestado pelas empresas de transportes coletivos que operam e servem a população de São Luís, e alvo de várias reclamações por parte de usuários do sistema.
Ricardo Diniz acrescentou que a regulamentação do Sistema de Transporte Público Alternativo Complementar em São Luís, consubstancia-se como uma medida fundamental para a garantia do acesso á cidadania no ponto de vista social e econômico, e que a qualidade do sistema de transporte afeta e interfere deforma direta e indiretamente na sociedade. Justifica ainda que na área econômica de uma cidade, o transporte está inserido na vida cotidiana da população.
O vereador diz também que a presente iniciativa insere em um contexto de politicas públicas de inclusão social, com a capacidade de diminuir, não somente a distancia, mas bem como o grau de inclusão social.
A audiência foi presidida pelo vereador Ricardo Diniz, autor do requerimento, com a participação  dos vereadores, Marcial Lima, e Honorato Fernandes, e Marquinhos Silva
Estevam presente na audiência, Nilson Brasiliano dos Santos- Superintendente de Transporte da SMTT, representando o secretário Canindé Barros, Laurence Melo Pereira-Presidente da MOB, Mobilidade Urbana, Manoel do Nascimento – vereador de São José de Ribamar, Gabriel Ferreira de Araújo-Presidente do Sindicato de Transporte alternativo do Maranhão, e Charles Silva- presidente da Cooperativa de Tax e Transportes da Área Itaqui – Bacanga.
Sá Marques reforça apoio as entidadesrepresentativas do Conselho da Polícia Civil
 
O Vereador Prof° Sá Marques voltou a questionar a retirada de todos os representantes de entidades do Conselho de Polícia Civil, conforme o substitutivo ao Projeto de Lei 365/2017 (PL), enviado à Assembleia Legislativa pelo Governo do Estado. De acordo com o PL, o Conselho da Polícia Civil será composto por 10 membros, sendo que todos serão nomeados exclusivamente pelo governador do Estado.
 Foram retirados o representante dos delegados (ADEPOL), da associação dos servidores (ASPCEMA), do sindicato dos policiais (SINPOL) e da associação dos peritos criminais (APOTEC) do Conselho da Polícia Civil. Ou seja, retirou todos os representantes dos policiais civis.
 Sá Marques, que é policial civil há mais de 20 anos, mais uma vez saiu em defesa da categoria.
 "Repudio está situação tomada pelo governo do estado e peço que o senhor Flávio Dino repense esta medida. Estou solidário a categoria, aos meus colegas. É uma atitude anti-democrática. Em respeito ao passado de defesa de democracia do governador, peço que ele tenha a sensibilidade que sempre teve para com os movimentos sociais e para com a representatividade e a democracia e mantenha a representatividade dos sindicatos e associações da Polícia Civil", ressaltou Sá Marques.
 A discussão já existia e desta vez avançou. Foram reuniões, audiências, várias tentativas para que não se chegasse a esse ponto. "É um duro golpe para a categoria. A Polícia Civil que presta um serviço de excelência a população, no trabalho de investigação, de elucidação de crimes, na luta pela defesa do cidadão, para garantia de justiça e paz social. Trabalha diariamente para segurança das pessoas, homens e mulheres empenhados com o desenvolvimento dos seus trabalhos de forma responsável, comprometidos, devem ter voz e participação nas discussões que envolvem a classe. Estarei sempre ao lado das entidades representativas do Conselho da Polícia", finalizou Sá Marques.
Penha, Edivaldo e Weverton garantem

apoio à Via-Sacra do   Anjo da GuardaO vereador Raimundo Penha, o deputado federal Weverton Rocha e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior garantiram ontem, durante reunião com representantes do Grupo Grita, apoio para realização da Via-Sacra do Anjo da Guarda, tradicional evento de fé e cultura que, este ano, chega a sua 37ª edição na área Itaqui-Bacanga.
 Os dois parlamentares viabilizaram o encontro entre o gestor e os representantes do grupo organizador do espetáculo teatral.
 
Edivaldo, a exemplo do que já ocorreu em oportunidades anteriores, assegurou a presença do poder público através do oferecimento de serviços diversos, tais comodesobstrução de bueiros, limpeza com varrição, capina e roçagem em vias como as Avenidas dos Portugueses e Moçambique; além de outras que integram o percurso da 'Via Sacra'.  
 
Raimundo Penha e Weverton, através de emendas parlamentares, destinaram recursos que serão empregados na realização do espetáculo, o maior a céu aberto do Maranhão e que deve reunir, nos dias 29 e 30 deste mês, mais de 300 mil espectadores.
 
“Além de ser um evento de fé, a Via-Sacra é uma iniciativa cultural, que movimenta toda região do Itaqui-Bacanga. É um espetáculo feito pela comunidade, onde os próprios moradores estão inseridos em todo processo, deste a criação até as encenações teatrais. Para mim, é uma imensa satisfação poder contribuir”, disse o vereador.
 
Weverton também destacou o caráter religioso e cultural da festa e a sua importância para São Luís.
 
O deputado é um apoiador permanente de iniciativas parecidas, como é o caso do Círio de Nazaré, no bairro do Cohatrac.
 
Os representantes do Grupo Grita avaliaram positivamente a reunião de alinhamento e destacaram o apoio do poder público municipal e dos parlamentares.
 
"Esse suporte é fundamental para a que a 'Via Sacra' seja realizada” enfatizou o Carlos Pinheiro, da diretoria do Grita.
 
Também participaram do encontro Geane Sousa, Claudina Silva e Simoney Frazão – todas integrantes do Grita.
 
O Grupo Independente de Teatro Amador atua há 44 anos na comunidade do Itaqui-Bacanga, especialmente no Anjo da Guarda, que este ano completa meio século de existência.
  Cézar Bombeiro vai a tribuna convida vereadores e a

população para o aniversário do bairro da Liberdade
O Vereador Cézar Bombeiro (PSD) ocupou a tribuna da Câmara Municipal na última terça-feira, (13),  para convidar todos os vereadores que foram votados nas comunidades e os que nutrem admiração por elas, para a comemoração da data do aniversário do bairro da Liberdade, iniciativa do próprio vereador através de Projeto de Lei, aprovado por unanimidade pelo Legislativo Ludovicense, definido pelas próprias comunidades como o Dia 25 de Maio.
                Na oportunidade, Cézar Bombeiro também procurou deixar bastante claro que é de vital importância a participação da população no evento, já que a comemoração da data faz parte do calendário vivenciado por toda cidade. “O aniversário da Liberdade é um motivo de satisfação para todos nós cidadãos moradores de São Luís, pois o nosso bairro tem sua contribuição histórica e de luta para a capital do nosso Maranhão”, destaca o vereador numa demonstração de orgulho “que todos nós temos”, complementa.
                 Continuando, o parlamentar disse que a união dos vereadores poderá proporcionar a realização de uma festa das comunidades para as comunidades, que integra todo o bairro da Liberdade, com a participação da conceituada cultura bastante diversificada e preservada, o que é de fundamental importância para a sua valorização, acentuou Cézar Bombeiro.
                  “Com dificuldades, mas comprometido com todo o bairro da Liberdade, temos procurado investir na educação, caminho para a cidadania e a própria liberdade e formação das consciências, convém ressaltar ainda que a Escolinha de Música Coronel Carlos Augusto, dentro do nosso embrião nasceu de pedidos e das aspirações das famílias de crianças e jovens com vistas a uma formação e profissionalização mais rápida, devido o mercado ser bastante atraente com futuro bem promissor”, enfatizou Cézar Bombeiro.
                 Ele ainda acrescentou que “dentro dessa responsabilidade que carrego comigo em promover a educação, é que estamos criando uma Escola de Informática no bairro da Liberdade”.
                Para justificar a iniciativa, Cézar Bombeiro frisou que “ele é decorrente dos sucessivos apelos que tenho recebido para um enfrentamento ao analfabetismo digital, bem crescente nas famílias pobres, que não têm acesso a uma escola de informática, além do fator decorrente de que em muitas escolas não existem laboratórios de informática, e em outros casos, quanto existe, não funcionam a contento, revelação feita durante inúmeras reuniões que precederam a decisão de criar a escola de informática”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário