terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Sagrima e Incra realizam primeira reunião de trabalho para a assistência técnica nos assentamentos

 
Visando alinhar as ações que serão desenvolvidas nos trabalhos de assistência técnica nos assentamentos, fruto de parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA) realizou a primeira reunião de trabalho com os responsáveis técnicos dos programas desenvolvidos.
A parceria foi celebrada no final do ano passado entre os órgãos e beneficiará parte das mais de 20 mil famílias nos 180 municípios que o INCRA possui assentamento no Estado.  As famílias terão acesso á créditos de reforma agrária, que serão liberados pelo INCRA mediante as atividades de assistência técnica realizadas pela Sagrima, com o objetivo de fomentar as atividades produtivas. 
Para o Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário do Maranhão, Wendel Lucena  “Essa  reunião é de grande importância para o desenvolvimento do Estado, pois o que estamos discutindo aqui, são ações para a retirada de pessoas da situação de miséria e lhes proporcionar uma nova perspectiva de vida, por meio dos benefícios Fomento e Fomento Mulher, que chegarão aos assentamentos juntamente com capacitações e assistência técnica a essas pessoas. ”
Atualmente, o Maranhão possui mais de mil assentamentos, somando os registros no Incra e do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), que na ocasião, explanou sobre as particularidades de cada assentamento estadual, mostrando  interesse em também celebrar o convênio de assistência técnica.
O diretor de Assentamento e Desenvolvimento do Iterma, Renê Campos destacou a importância de políticas públicas que disponibilizam capacitações e linhas de créditos para famílias de agricultores rurais do Maranhão. "A assistência técnica e a aquisição destes créditos beneficiarão muitas famílias de agricultores rurais e assentados do Estado, com o objetivo de suprir as necessidades básicas, fortalecer suas as atividades produtivas, melhorando assim a vida de suas famílias", disse o diretor.
Assim, trabalhadores e trabalhadoras rurais assentados terão acesso á novos conhecimentos e tecnologias que irão fomentar e melhorar sua produção, além do acesso a dois tipos de créditos, sendo eles: Crédito Fomento e Crédito Fomento Mulher.
O Secretário da SAGRIMA, Márcio Honaiser, destacou que “Nos reunimos com nossa equipe técnica e parceiros como o INCRA e o ITERMA, para alinharmos todas as informações necessárias para que as equipes possam colocar em prática o convenio firmado entre nós, ou seja, levar assistência e apoio aos assentados do nosso Estado, para que eles possam produzir e desenvolver. Esse foi um primeiro passo muito importante para os trabalhos que serão executados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário