quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Produtos do Agropolo da Ilha conquistam os supermercados




Com uma produção cada vez maior e de qualidade, os produtores assistidos no Agropolo da Ilha estão conquistando cada vez mais mercado, abastecendo as principais redes de supermercado do estado. Agora, os consumidores maranhenses poderão identificar nas prateleiras os produtos locais, frutos desse trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), através do selo do Agropolo e da sinalização nos supermercados, iniciando pela capital, São Luís e em breve em unidades no interior do estado.


Desde 2015, o programa vem revolucionando a produção maranhense, incentivando pequenos produtores, difundindo tecnologia, valorizando produtos maranhenses e diminuindo a importação de diversos itens.


Sergimar da Silva, um dos produtores assistidos, destaca a mudança que o programa proporcionou. “Eu trabalho com hortaliças e hoje já abasteço algumas redes de supermercados e sacolões, isso tudo graças à assistência que recebemos, com equipamentos e cursos para melhorar nossa produção. Agradeço tanto ao governo quanto à Sagrima pela oportunidade de melhoria que nos deu”.
O Programa Agropolos interage com o Programa ‘Mais Produção’ na execução de ações voltadas para as vocações de cada região, fomentando diferentes cadeias produtivas. A oferta de assistência técnica e gerencial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), aliada à entrega de equipamentos, insumos e capacitações, já vem gerando bons resultados.


Na cadeia de hortifruticultura, os produtores estão comemorando o aumento de 836% nos lucros. A produção também aumentou, com destaque para folhosas. Itens como alface, vinagreira e coentro aumentaram de produção entre 14% e 38% cada um, enquanto a produtividade nas lavouras chegou a aumentar em até 62% no cultivo de mamão e 63% no de milho, por exemplo.

O Secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, destaca que a sinalização nos supermercados é uma forma de mostrar que o governo estadual está acertando ao retomar o setor produtivo no estado. “Como diz o governador Flávio Dino, um dos pilares para a transformação do Maranhão é a produção, aliada à educação. Os Agropolos são ferramentas importantes nesse processo, contribuindo para transformar os pequenos produtores em grandes e diminuindo as nossas importações”, disse.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário