terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Secretaria vistoria execução do PAA Leite em municípios do estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), está realizando visitas técnicas a diversos municípios maranhenses a fim de monitorar e avaliar as ações que integram o plano para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade Leite (PAA-Leite). Os municípios de Codó, Santo Antônio dos Lopes, Coroatá e Peritoró foram os escolhidos para esta primeira etapa da vistoria.
Atualmente, o PAA Leite está sendo executado em 7 municípios da região dos Cocais, entre eles estão São Mateus, Alto Alegre e Timbiras, além dos outros 4 supracitados. Com o programa, são beneficiadas cerca de 9.940 famílias e 56 entidades da rede socioassitencias, entre escolas, creches, associações comunitárias e casas de amparo a idosos. Segundo a secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, durante as visitas aos municípios, as equipes técnicas prestarão assessoramento à coordenação municipal na distribuição do leite, no recadastramento dos beneficiários do Programa, além de conferir se a distribuição do produto está de acordo com as normas de execução do PAA Leite.
“Todos os municípios onde é executado o programa, passará pela vistoria. Nossa equipe irá para constatar se as famílias estão recebendo regularmente o produto, se o posto responsável pela distribuição continua atendendo aos padrões de higiene, segundo as normas da Vigilância Sanitária e se os produtores estão com toda a documentação atualizada, o que é necessário para continuar participando do programa”, disse a secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas.
O Programa
O PAA Leite foi implantado pelo Governo Federal tem como objetivo atender famílias registradas no Cadastro Único e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e alimentar. Entram no quadro de beneficiários gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal; crianças de dois a sete anos de idade, que possuam certidão de nascimento e estejam com o controle de vacinas em dia; mães até seis meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida da criança e pessoas com sessenta anos ou mais.
Como funciona – O PAA Leite consiste na aquisição de leite de vaca e de cabra, oriundos da produção independente de agricultores familiares, que atendam aos requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.
Os estados que fazem parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), para execução do PAA Leite, contratam organizações da agricultura familiar e/ou laticínios que são responsáveis por recepcionar, coletar, pasteurizar, embalar e transportar o leite para os pontos de distribuição em locais pré-definidos ou diretamente às unidades recebedoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário