quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Programa de tecnificação e modernização da cadeia da mandioca fortalecerá produção maranhense

 
A mandioca é uma cultura muito forte e tradicional do Maranhão, sendo desenvolvida em diversos municípios do Estado na produção de farinha, no entanto ainda de forma rústica, necessitando de tecnificação. Com base nisso, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), lançará na manhã desta quinta feira (01), no Palácio dos Leões, o Programa de Tecnificação e Modernização da Cadeia da Mandioca, onde serão apresentadas as ações que serão desenvolvidas para o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia.
O evento contará com a participação do Senar e da Emprapa, além de representantes de 32 municípios da cadeia da mandioca e  dos Agropolos. Na ocasião, também será realizado o lançamento do livro “A realidade da mandioca no Maranhão”, do Engenheiro Agrônomo José Carlos Durans.
O Autor do livro, José Carlos Durans Pinheiro, ressaltou a importância da materialização do trabalho que vem desenvolvendo ao longo desses anos.  “Depois de todos esses anos estudando, decidi produzir esse trabalho para que ficasse a disposição de profissionais e estudantes que tenham interesse pelo assunto. Procurei identificar os pontos frágeis da cultura e também as oportunidades, que são resultantes de observações de campo em várias comunidades rurais em todo o Maranhão.” Disse.
No mesmo dia, serão entregues no Palácio Henrique de La Roque, pelo governador Flávio Dino, secretário Márcio Honaiser e pelos parlamentares da bancada federal, 32 kits de equipamentos agrícolas aos municípios. Os equipamentos agrícolas foram adquiridos por meio de emendas destinadas pela Bancada do Maranhão no Congresso Nacional, beneficiando 33 municípios maranhenses. “A iniciativa, somada às ações Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), permitirão maior modernização da produção agrícola do estado”, afirmou o coordenador da Bancada e deputado federal, Rubens Pereira Júnior.
Dentre os equipamentos que serão entregues pelo governador Flávio Dino, secretário Márcio Honaiser e pelos parlamentares, estão, tratores, carretas agrícolas, grades aradoras, plantadeiras de mandioca, roçadeiras hidráulicas e retroescavadeiras. As conhecidas patrulhas mecanizadas, potencializam o trabalho dos agricultores no preparo do solo, plantio e agilidade na colheita.
O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, destacou a importância dos programas e a qualificação ofertada pelo Governo do Maranhão aos agricultores: “O governador já distribuiu mais de cem patrulhas agrícolas, levando a modernização ao nosso pequeno produtor, que precisa desse apoio. Não é só o trator, mas também o Programa Mais Sementes, Agropolos, Mais Produção, que somam a esses equipamentos, orientando o pequeno produtor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário