quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Notas culturais da Universidade Federal do Maranhão

Carnaval de rua
Exposição ‘Máscaras de Fofão’ será aberta nesta quinta, no Gentil Braga
A exposição temática ‘Máscaras de Fofão’ será aberta nesta quinta-feira (01), às 18h, na Sala Maia Ramos do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís (MA). A mostra temática reúne 50 máscaras de fofão, personagem mais popular das tradições do carnaval de rua do Estado do Maranhão. As peças foram produzidas pelos alunos da oficina ‘Máscaras de Fofão’, ministrada em janeiro, no próprio Palacete, pela artista visual Marlene Barros. Informações: www.cultura.ufma.br, 98 3272 9361 e 3272 9362.  
Muitos dos trabalhos expostos estarão à venda. A mostra ficará aberta para visitação pública de 01 a 19 de fevereiro/18, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30. A realização é da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce). Vale lembrar que a exposição ‘Resumo’, da artista visual Marlene Barros, continuará aberta ao público no mesmo período e horário, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga. Vale conferir!
 
Cinema nacional
41º Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições 
Atenção cineastas, estudantes de cinema, profissionais de comunicação social, publicidade e produtores de cinema. O 41º Festival Guarnicê de Cinema está com inscrições abertas. Realizado pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), com o apoio de organizações públicas e empresariais, o Guarnicê 2018 acontecerá de 01 a 09 de junho de 2018, na cidade de São Luís (MA). O festival é uma vitrine privilegiada das novas tendências do cinema nacional.
Não perca o prazo. As inscrições são gratuitas, online e poderão ser feitas até às 23h59 do dia 11 de março de 2018 (horário de São Luís/MA). A ficha de inscrição e o regulamento oficial estão disponíveis no site: www.cultura.ufma.br/41guarnice. O 41º Guarnicê de Cinema difundirá as produções audiovisuais e promoverá o intercâmbio entre realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa. O festival se constitui de mostras competitivas, mostras especiais não competitivas e ações formativas.
As mostras competitivas contemplam filmes de curta-metragem e longa-metragem, no formato digital, sobre qualquer tema e que tenham sido finalizados a partir de outubro de 2016. Poderão participar realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa, com idade mínima de 18 anos. O prêmio oficial do 41º Festival Guarnicê é o Troféu Guarnicê, que será entregue aos vencedores, no encerramento do Festival.
O júri de premiação do Guarnicê atribuirá o Troféu Guarnicê para o melhor longa nacional, que receberá o Troféu Guarnicê e premiação de R$ 23 mil reais, dedutíveis de impostos; melhor filme curta nacional, que receberá o Troféu Guarnicê e premiação de R$ 12 mil reais, dedutíveis de impostos, e ainda o Prêmio Assembleia Legislativa, para o melhor filme realizado por maranhenses com premiação em dinheiro de dez salários mínimos, dedutíveis de impostos, considerada as categorias previstas no referido regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário