sábado, 20 de janeiro de 2018

Bira do Pindaré prestigia inauguração do museu do Reggae Maranhão ao lado de Flávio Dino

Bira do Pindaré prestigia inauguração do museu do Reggae Maranhão ao lado de Flávio Dino
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) participou, na noite desta quinta-feira (18), da inauguração do Museu do Reggae Maranhão, realizada pelo governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB). Para o parlamentar, esse é um momento que representa um marco na história e na cultura do povo maranhense.
“Mais um grande espaço da cultura no Estado do Maranhão e, de maneira muito especial, da nossa querida capital. O reggae é um ritmo que se incorporou à cultura maranhense e é fundamento para o desenvolvimento cultural e turístico e para que a gente valorize esse elemento que faz parte da nossa identidade cultural”, destacou.
Ele acrescentou que este é o primeiro museu com tema do reggae fora da Jamaica e que representa não apenas o resgate, mas também a materialização das memórias do ritmo que, segundo pontuou, já é marca do povo maranhense.
“Parabenizo o governador Flávio Dino, o secretário Diego Galdino, o diretor do museu Ademar Danilo, e a todos que fazem o reggae no Maranhão. A valorização da cultura é uma luta de todos nós”, afirmou.
Ao som do reggae, o governador Flávio Dino afirmou que este é mais um compromisso cumprido. “Me comprometi com isso; e muitos pensaram que mais uma vez não haveria reconhecimento da importância do reggae para a cultura do Maranhão”, ressaltou ao declarar que o Museu é uma  homenagem à forte presença da cultura negra do Maranhão.
O espaço é a realização de um sonho antigo dos regueiros, concretizado pela iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), e já está em funcionamento na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís. A entrada é gratuita e a Casa fica aberta à visitação de terça a domingo, das 10h às 20h.
Memória e diversão
Entre os objetivos do Museu do Reggae Maranhão, estão a materialização das memórias do ritmo jamaicano que conquistou o estado. Por isso, não poderia faltar o ritmo, que esteve presente nas apresentações e shows de cantores, radiola e DJs históricos que se apresentaram no palco da Praça do Reggae, localizada ao lado do Museu.
O diretor do Museu do Reggae, Ademar Danilo, afirmou que “hoje estamos celebrando a vitória do reggae contra os preconceitos e as discriminações”. 
Além da radiola FM Natty Naifson, houve apresentação com os DJs Neturbo, Ademar Danilo, Maestro Jaílder, Carlinhos Tijolada, Roberthanko e outros, além de shows com Célia Sampaio, Oberdan Oliveira (Nonato e Seu Conjunto), Tadeu de Obatalá ( Banda Guetos), Mano Borges & Celso Reis, Garcia (banda Reprise) e outros. 
Espaços
Durante a festa, o público pôde conhecer os cinco ambientes do Museu do Reggae Maranhão. Além da homenagem aos grandes nomes do reggae maranhense já falecidos, realizada no Espaço Imortais, outros quatro ambientes fazem o reconhecimento a tradicionais clubes de reggae da cidade: Clube Pop Som , Clube Toque de Amor, Clube União do BF e Clube Espaço Aberto.
O ambiente conta com relíquias do reggae, como uma guitarra da banda maranhense Tribo de Jah, instrumento que acompanhou a banda por mais de 20 países e fez parte da história do grupo, além de ter sido usada nas primeiras gravações de suas canções e em grandes shows nacionais e internacionais.
O público também teve contato com discos raros, vídeos e fotos históricas; moda Reggae ao longo do tempo, além de depoimentos gravados com personagens da cena reggae, livros, artigos, teses e dissertações que compõem o acervo imaterial e digitalizado do museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário