terça-feira, 12 de dezembro de 2017

CANDIDATOS ESVAZIAM DEBATE TÉCNICO PROMOVIDO PELO FONASC.CBH

 
 “Cumprimos nosso papel como entidade que buscou proporcionar aos profissionais um dialogo, que infelizmente não foi possível e isso foi um ato de covardia por parte de alguns candidatos em negar ao público um momento como este de se discutir democraticamente propostas. Vimos aqui justificativas absurdas que alegaram a ilegitimidade deste debate de modo ofensivo e grosseiro à nossa iniciativa, e que atuaram de forma a se esconder atrás de argumentos que não se sustentam e que não são compatíveis com o estado democrático”. Foram estas as declarações do coordenador nacional do Fonasc.CBH, João Clímaco que lamentou o esvaziamento do debate por parte dos candidatos, marcado para esta segunda-feira, 11, no auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Cinco dos sete candidatos que concorrem à presidência do Crea-MA não compareceram ao primeiro debate técnico promovido pelo Fonasc.CBH. Os candidatos Berilo Macedo, Eufrásio Bezerra, Paulo Rogério, Rogério Carlos e Walter Machado apresentaram justificativas de suas ausências que foram lidas pelo mediador do debate para os convidados presentes ao evento.
Os dois candidatos que compareceram para o debate, Antonio Vilson Dias e Rita de Cássia Neiva Cunha se manifestaram através de suas assessorias, declinando de suas participações, porém parabenizando a iniciativa do Fonasc.CBH em promover um evento democrático e ímpar para a engenharia maranhense.
Em seu discurso o coordenador nacional João Clímaco parabenizou aos candidatos que estavam presentes e lamentou a indisponibilidade dos candidatos em comparecer ao debate. O coordenador criticou ainda a tentativa de alguns candidatos que fizeram tudo para esvaziar o debate, um evento de iniciativa legitima e de interesse público. “Manifestamos nosso desapontamento. Isso revela um pensamento pequeno de pessoas que pretendem assumir a presidência do Crea-MA. Tem candidato que além de não vir ao debate, tenta desqualificar uma iniciativa baseada nos princípios do Estado Democrático de Direito”, afirmou Clímaco durante o evento.
Em 47 anos de existência do Crea-MA, essa seria a primeira vez que candidatos teriam a oportunidade de debater entre em si e com a plateia as suas propostas e planos de ação para dirigir o Conselho.
Após os discursos dos coordenadores do Fonasc.CBH, a entidade emitiu nota de esclarecimento pública e encaminhou aos candidatos as perguntas que a coordenação do debate recebeu dos internautas e que seriam apresentadas em um dos blocos do debate.
Justificativas – O candidato Rogério Carlos justificou sua ausência alegando problemas de saúde e desejando sorte a todos no debate. Já o candidato Walter encaminhou email à coordenação do Fonasc.CBH, informando que estava fora de São Luís resolvendo problemas de cunho pessoal que exigiram sua presença, impossibilitando então sua participação no debate e pedia a compreensão de todos.
O candidato Berilo Macedo se manifestou afirmando que “A Resolução do Confea 1.021/2007 que regulamenta as eleições para presidentes do Confea e Crea prevê que haja...’concordância
prévia e formal dos candidatos interessados’. Como não foi cumprido esse dispositivo, qualquer candidato que não comparecer ao debate poderá questionar a falta de isonomia, com risco de requerer a cassação de registro dos participantes do debate. Em nenhum momento, houve a concordância prévia e formal da minha participação no debate”.
Quanto a esta justificativa o Fonasc.CBH esclareceu que ao candidato foi entregue as regras do debate e o seu formato em tempo hábil e que o mesmo participou da primeira reunião entre candidatos e assessores na sede do Fonasc.CBH, no dia 1º de dezembro, para que juntamente com os demais candidatos, ajustassem as regras que valeriam para todos os participantes do debate. “Alegar que faltou isonomia e ainda afirmar por conta disso que o candidato que não for ao debate pode requerer cassação de registro dos participantes do debate, é no mínimo faltar com a verdade dos fatos e deixar um tom ameaçador no ar”, lamenta a coordenação do debate.
O candidato Paulo Rogerio alegou em sua nota o fato de que só participaria do debate se o artigo 58 da Resolução do Confea 1.021/2007, que regulamenta as eleições, que diz que os candidatos podem participar de debate desde que informem a data, horário, local e as regras do debate e estejam de acordo. O Fonasc.CBH lembrou que o candidato Paulo Rogério participou das duas reuniões com os candidatos e assessores na sede do Fonasc.CBH e que, portanto, sabia das regras do debate e de seu formato.
O candidato Eufrásio Bezerra manifestou-se dizendo que gosta de debate, mas entendia que o local proposto feria a legislação eleitoral. “Além do mais qual o interesse dessa entidade na eleição do Crea? O Crea é apenas o órgão que fiscaliza a profissão de engenheiros e técnicos, em tese não é fomentador de políticas”, disse Eufrásio. O Fonasc.CBH esclarece e lamenta que um postulante ao cargo de presidente de entidade tenha um pensamento limitado sobre o próprio órgão que pretende dirigir. E informa que a Assembleia Legislativa, local para o debate, não fere aos princípios, conforme alega o candidato.
Por fim, o Fonasc.CBH explicou que em todo momento de construção do debate se baseou em arcabouços jurídicos legais. O Fonasc.CBH é uma entidade da sociedade civil e não faz parte do Sistema Confea/Crea e, por isso, não está sob a égide do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário