sexta-feira, 17 de novembro de 2017

ITAPECURU-MIRIM - Projeto do MPMA "Combate à Corrupção: Capacitando o Cidadão" premia alunos de escolas públicas

 A 1ª Promotoria de Justiça de Itapecuru-Mirim realizou na terça-feira, 14, a solenidade de premiação dos vencedores do projeto "Combate à Corrupção: Capacitando o Cidadão" do Ministério Público do Maranhão.

O projeto tem o objetivo de orientar o cidadão sobre como fiscalizar o uso correto do dinheiro público no seu município e como denunciar as irregularidades encontradas.

Lançado em junho de 2017, o “Combate à Corrupção: Capacitando o Cidadão” foi executado em três vertentes: educação (palestras e concurso de redação); capacitação (para vereadores, conselheiros municipais e líderes comunitários); e escolha e capacitação de jovens (para a interlocução das comunidades com a Câmara e o poder público). Participaram estudantes de três escolas da rede municipal de Itapecuru-Mirim: Unidade Itapecuru, Manfredo Viana e Mariana Luz

Após as palestras, o tema combate à corrupção foi abordado nas escolas por uma equipe pedagógica, culminando com a produção de redações. Os três primeiros alunos premiados ganharam tablets e uma viagem a São Luís no dia 27 de novembro, para conhecer a Procuradoria Geral de Justiça, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Justiça do Maranhão.

Para a promotora de justiça Flávia Valéria Nava Silva, titular da 1º Promotoria de Justiça de Itapecuru-Mirim e idealizadora do projeto, o resultado foi extremamente positivo e superou as expectativas. “As redações revelaram que todo o trabalho feito pela equipe pedagógica, pelas palestras ministradas por mim e pela juíza da comarca alcançaram seu intento. Isso mostra que a escola pública pode, sim, dar bons frutos. Basta semear o amanhã, que os frutos vêm”, comemorou.

O projeto teve apoio de instituições como Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Ministério Público de Contas do Maranhão, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN).

Os estudantes premiados da Escola Mariana Luz do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental foram Jennifer Gabriela Carvalho Barbosa (1º lugar); Sarah Dalila Mendes Barbosa (2º lugar) e Rayssa Mayse Mendes Bandeira (3º lugar). Do 8º e 9º anos do Ensino Médio foram selecionados Camille Vitória Mendes Sousa de Amorim (1º lugar); Anderson Gomes Freitas (2º lugar) e Marcelle Virgínia Ribeiro Bispo (3º lugar).

Os estudantes premiados da Escola Manfredo Viana do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental foram Gerlainy Borges Cardoso (1º lugar), Janiely A. Ribeiro Barbosa e Joana Santos Sousa (3º lugar). Do 8º e 9º anos do Ensino Médio foram selecionados Cynthia Nascimento Rodrigues (1º lugar), Tiago da Silva Nascimento (2º lugar) e Ingrid Beatriz Marinho Assunção (3º lugar).

Da escola Unidade Itapecuru, os estudantes premiados do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental foram Maria Clara Felipe da Silva (1º lugar) e Maria Clara Lopes Rodrigues (2º lugar). Do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental os escolhidos foram Isabelle Martins Campos (1º lugar), Cleane Everllyn S. Leitão (2º lugar) e Ingryd Damiana Santos Pereira (3º lugar). Do 8º e 9º anos do Ensino Médio foram selecionados Gabriel Wanderson dos Santos da Conceição (1º lugar), Francisca dos Santos (2º lugar) e Ranyele Lorrayna Luiz de Oliveira (3º lugar).

Como parte da solenidade de premiação, houve leitura de poesias e redações relacionadas ao tema e apresentações culturais, com simulação de júri, teatro e um programa jornalístico com foco no combate à corrupção

Nenhum comentário:

Postar um comentário