quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Entrega de mais de 600 kits de irrigação impulsiona agricultura familiar no Maranhão

Governador Flávio Dino entrega kit de irrigação para famílias maranhenses. (Foto: Nael Reis)
 
Para modernizar as técnicas de plantio e aumentar a produção da agricultura familiar no Maranhão, o Governo do Estado já entregou mais de 640 kits de irrigação para produtores de diversas regiões. Cada kit pode beneficiar dezenas de famílias.
O kit contém pá, carro de mão, capacete, bomba, canos, conexões, caixa d’água e outros equipamentos. A entrega dos kits irrigação está inserida no Plano Mais IDH, criado pela atual gestão para a melhoria da qualidade de vida nos 30 municípios do estado com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), busca inovações tecnológicas  capazes de aumentar a oferta de grãos, frutas e hortaliças, além de aumentar a renda das famílias beneficiadas.
 
“Os kits de irrigação vem atendendo áreas com 500 metros quadrados, mil metros quadrados e até de 1 hectare (10 mil metros quadrados), o que vem ajudando os nossos agricultores no período de estiagem”, detalha o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares.
Os kits são instalados nas casas dos agricultores. A Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) realiza capacitações com os técnicos, tanto na parte teórica como na prática, fazendo a instalação do material na casa de uma família, como forma de praticar o que foi aprendido durante a capacitação.
Comida na mesa
Para o secretário, os equipamentos garantem aos agricultores uma alimentação saudável e segura na mesa: “O agricultor familiar deve ser cada vez mais incentivado e o Governo do Estado busca levar isso até ele. É um incentivo por meio do conhecimento e da produção para que ele possa produzir mais, tanto para o seu sustento como para sua fonte de renda”.
À frente da Sagrima, secretaria que também é responsável pela entrega dos kits de irrigação, o secretário Márcio Honaiser destaca a importância dos equipamentos na transformação dos pequenos produtores em grandes agricultores, elevando a potencialidade do Maranhão. “O produtor maranhense é trabalhador e tem vontade de crescer, e o Governo do Estado vem buscando dar as condições necessárias a esse crescimento, com equipamentos, insumos e tecnologia, além de assistência técnica e gerencial”, aponta.
Dando continuidade ao incentivo da produção, o governador do Maranhão, Flávio Dino, entregou nos últimos dias mais seis kits de irrigação e a regularização de mais hectares de terra, com entrega de títulos a pequenos produtores dos municípios de Cândido Mendes, Luis Domingues, Carutapera, Godofredo Viana e Amapá do Maranhão.
O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Quilombolas de Bom Jesus, Robercione de Jesus. (Foto: Nael Reis)
 
Em Cândido Mendes, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Quilombolas de Bom Jesus, Robercione de Jesus, recebeu um dos kits de irrigação, que irá beneficiar 10 famílias da comunidade, incentivando a cadeia produtiva da Juçara. “Com esse kit de irrigação vamos melhorar o trabalho das famílias, e esse kit vai ajudar no trabalho dos quilombolas, alavancando ainda mais a agricultura familiar do nosso município”, contou.
Na cidade de Luis Domingues, o governador entregou ao presidente da Associação de Trabalhadores com Ações de Luis Domingues (ATALD), Gabriel Ramos, um kit, a reforma de agroindústria e motocicleta. “Um benefício desse é muito importante, não só para mim, quanto para minha família. Produzimos na agricultura e ainda criamos gados e porcos, essencial para nossa sobrevivência”, pontua.
Licitação
Os kits foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), lançado no edital do Pregão n° 019/2017 para aquisição, instalação e montagem de kits de irrigação para serem utilizados nos projetos da Agricultura Familiar Irrigada, de interesse da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).
Governador Flávio Dino entrega kit de irrigação para famílias maranhenses. (Foto: Nael Reis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário