domingo, 22 de outubro de 2017

Recuperação da Estrada do Caranguejo vai impulsionar economia e turismo na Região dos Lençóis

 Na próxima semana começam os serviços de base modificada com o solo cimento.(Fotos: Jorge Ribeiro)
 
Atendendo uma demanda antiga da população, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, trabalha na recuperação e melhoramento da MA-312 no trecho entre Araioses a Montevid, também conhecida por Estrada do Caranguejo. A região é amplamente conhecida pela produção deste crustáceo.
Com investimento de R$ 26,4 em 39,3 quilômetros, a estrada além de beneficiar os municípios de Araioses e Montevid vai facilitar o acesso aos povoados Carnaubeiras, Bolacha e Barreirinhas. Com a construção da estrada o tempo de viagem será reduzido. De Araioses até o povoado Carnaubeiras, por exemplo, o que demora mais de uma hora de viagem poderá ser feita em 30 minutos.
A população está comemorando o investimento na região. “Foram 50 anos em que nossa região ficou esquecida e Flávio Dino em dois anos e 10 meses já mostrou que tem compromisso com a gente. Essa estrada vai trazer grandes benefícios no setor turístico. Carnaubeiras é um dos maiores produtores de caranguejo do Brasil”, disse o morador do povoado Carnaubeiras, Paulo Andrade.
“Investir nas estradas é uma das prioridades do Governo do Estado, o que  melhora a vida de todos ampliando os acessos, facilitando a circulação de pessoas e ampliando a distribuição da produção local o que consequentemente movimenta a economia”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
Essa Região de Araioses entre povoados como Bolacha, Carnaubeiras e Barreirinhas é o local mais próximo das praias mais belas do Delta do Parnaíba ou Delta das Américas como também é conhecido. Popularmente a região é conhecida como o Coração do Delta.
As obras já foram iniciadas e tem previsão de entrega para 2018. José Rezende é o responsável pela empresa Makete que está executando a obra e explica o andamento dos serviços. “Já concluímos toda a sub-base, 70% das obras de arte e agora na próxima semana, vamos começar a base modificada com o solo-cimento. Nossa usina já está montada e logo, logo, depois do solo cimento a gente já vem com a capa de revestimento asfáltico”.
Seguindo a determinação do governador Flávio Dino a empresa que está executando os serviços já contratou mais 80 pessoas que moram na região e esse número deve chegar a 140 até a conclusão.
Araioses, no povoado de Carnaubeiras tem uma das maiores comunidades de catadores de caranguejo. É de lá que sai praticamente todo o caranguejo que é comercializado em Parnaíba, no Piauí e em Fortaleza, Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário