segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Informações da Câmara municipal de São Luis

Domingos Paz assume mandato de
vereador com a licença de Concita Pinto
Numa sessão solene na Câmara Municipal de São Luís, realizada nesta segunda-feira, (30), assumiu o mandato de vereador por um período de cento e vinte e um (121) dias o líder comunitário Domingos Paz (PEN). O novo parlamentar ocupa a vaga da vereadora Concita Pinto (PEN), que encaminhou a Mesa Diretora do Legislativo Ludovicense com pedido de licença médica para tratamento de saúde.
Ao fazer o seu primeiro pronunciamento, Domingos Paz afirmou que “estou chegando aqui para dar a minha contribuição, e somar com os companheiros em prol do bem estar da nossa população, esperando fazer jus àquelas pessoas que em mi confiaram”. Continuando, ele destacou ter concorrido nas eleições de 2016, fazendo parte da coligação “Juntos para seguir em frente I”, obtendo 3.528 votos, sendo a maioria conquistados na área Itaqui-Bacanga.
Fazendo seu agradecimento ao apoio recebido no pleito, destacou a ação comunitária que procura dar com sua contribuição, “e espero corresponder as expectativas das pessoas que confiam no nosso trabalho, bem como defender e cumprir com a missão a que me dedico, sempre procurando manter como prioridade o bem estar da nossa população”, completou. Domingos Paz procurou destacar notadamente o trabalho voltado para as ações comunitárias, e priorizar um trabalho na Câmara contribuindo com o que sempre estiver para ser realizado, visando o benefício do povo ludovicense.   
O representante do PEN foi saudado pelo presidente em exercício, vereador Osmar Filho (PDT), que destacou a ação do novo companheiro de parlamento, definindo-o como “um grande lutador e representante da área Itaqui-Bacanga, que lhe atribuiu uma expressiva votação”. No tocante a expectativa quanto a atuação do recém-empossado, o parlamentar pedetista disse que “Domingos Paz está chegando a esta Casa para contribuir e somar conosco, e representar bem a quem lhe confiou o voto, e lutar em benefício da nossa população”.
Dia da Reforma Protestante recebe homenagem
na Câmara proposta pelo vereador Josué Pinheiro
Como forma de transmitir uma mensagem pela data alusiva aos 500 anos e pelo “Dia da Reforma Protestante”, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) está colocando em pauta da ordem do dia da sessão desta terça-feira, 31, na Câmara Municipal de São Luís a apreciação da moção nº 261/2017, solicitando que seja apreciada pelo plenário para que seja encaminhada mensagem de aplauso e congratulações à Convenção Batista Maranhense, na pessoa do pastor presidente, Aquiles Valente, pela passagem do Dia da Reforma Protestante, comemorando 500 anos neste dia 31 de outubro.
No texto de sua proposição, o vereador que também é evangélico, propõe que “o Parlamento Municipal congratula-se com as Igrejas evangélicas, os protestantes da era de Martinho Lutero, pela data alusiva aos 500 anos e pelo ‘Dia da Reforma Protestante’, em reconhecimento a sua atuação no processo de transformação de vidas e pela contribuição na paz social constituindo relevantes serviços prestados à sociedade maranhense”.
Fazendo uma declaração que “após meio século a Igreja ainda continua combatendo o bom combate da fé comemora a consolidação do fundamento maior que une todas as denominações evangélicas, ‘Salvação pela fé”, o vereador do PSDB acrescenta: “Aqueles cristãos que se opuseram aos dogmas da Igreja no século XVI durante a Reforma Protestante são chamados e reconhecidos como ‘protestantes’, completando que “Deus oferece o perdão ao pecador arrependido por meio da graça e bondade por mérito de Jesus”.
Josué Pinheiro dá um caráter histórico aos seus argumentos e lembra que “a Reforma Protestante foi o movimento reformista da Igreja Católica Romana, liderado por Martinho Lutero, ocorrida no século XVI e teve início na Europa, quando em 31 de outubro de 1517, o seu precursor publicou 95 teses com os princípios fundamentos de protesto contra os abusos cometidos pela Igreja, o que culminou com o surgimento de outras religiões”.
Ele ainda reforça sua fala assinalando que “na época em que se deu a reforma, a leitura da Bíblia estava completamente vedada aos leigos”. Continuando, o vereador tucano diz que “os reformadores encarregaram-se de traduzir as escrituras e coloca-las nas mãos do povo, pois eles acreditavam que a Bíblia era a única ‘regra da fé e prática do cristão”. E para finalizar Josué Pinheiro afirma que “a reforma devolveu a Bíblia ao povo, e que nada substitui a autoridade e veracidade da Bíblia, a Palavra de Deus”.
 
 
Fátima Araújo realiza ação em prol da
Campanha Outubro Rosa no bairro João de Deus
 
A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), abraçou a Campanha Outubro Rosa e realizou uma ação para as mulheres do bairro João de Deus e região vizinha. Durante todo mês de outubro, a campanha aconteceu no Posto de Saúde do João de Deus e beneficiou as mulheres, que puderam ter acesso a exames preventivos, consultas, testes rápidos e ensinando como fazer o auto exame da mama.
A ação foi coordenada pela doutora Jaciara (diretora do posto de saúde do bairro João de Deus) e contou a participação de uma equipe de profissionais de saúde, que trabalham o ano inteiro em prol das comunidades, mas em outubro foi destinado às mulheres e conta com médicos, enfermeiros, terapeuta ocupacional, psicólogos e nutricionista (que fazem parte da equipe do NASF).
A vereadora Fátima Araújo também participou do Dia D no combate ao câncer de mama e do colo do útero e recebeu orientações por parte dos profissionais que estiveram presentes na Ação. O Dia D aconteceu durante o dia todo e contou com a participação das mulheres das comunidades e registrou uma frequência grande do gênero feminino, o que deixou os organizadores bastante otimistas quanto ao entendimento sobre o perigo do câncer de mama.
Para a Drª Jaciara, o trabalho sempre foi constante e vai continuar atendendo toda a população do bairros que compõem o João de Deus. “Esse trabalho continua, mesmo antes da política era feito e sempre de segunda à segunda, sendo que no posto de segunda à sexta-feira, e temos nossa responsabilidade com o apoio da vereadora para fazer o trabalho sobre saúde” – destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário