sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Detran leva ações educativas a municípios na Semana Nacional de Trânsito

Detran leva ações educativas a municípios na Semana Nacional de Trânsito. (Foto: Divulgação)
 
A Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2017, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) no estado, mobilizou, na última semana, centenas de pessoas nas cidades do interior, atendidas pelas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).
Com o tema Minha Escolha Faz a Diferença, o objetivo foi intensificar as ações de educação para o trânsito e conscientizar a população sobre a importância da segurança viária.
Segundo a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, o trabalho das Ciretrans é fundamental para promover a educação para o trânsito no Maranhão. “São 15 Ciretrans distribuídas no estado. Cada uma delas tem uma equipe de educadores treinados pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran, para realizar as atividades educativas no interior”, detalhou.
“Essa parceria tem ajudado a levar para os municípios maranhenses a mensagem de que é preciso fazer a diferença no trânsito, a partir de condutas adequadas e seguras”, disse a diretora.
A 1ª Ciretran de Imperatriz, por exemplo, realizou um grande passeio ciclístico que mobilizou mais de 3 mil pessoas e contou com a parceria de autoescolas da região, Setran, Sest/Senat e empresas do município.
Os educadores da Ciretran de Imperatriz também realizaram palestras em escolas e faculdades. Durante as blitzen educativas da SNT, a equipe distribuiu material informativo e alcançou mais de 16 mil pessoas nas abordagens.
Em Bacabal, a equipe da 5ª Ciretran também orientou cerca de 300 estudantes da rede pública e privada de ensino, fundamental e médio, por meio das palestras sobre segurança no trânsito. Uma caminhada nas ruas do centro da cidade chamou atenção da comunidade sobre práticas seguras ao dirigir.
Em Balsas, a equipe da 4ª Ciretran realizou blitzen educativas, distribuiu material informativo e orientou a população sobre o uso do capacete e do cinto de segurança.
Em São Domingos do Azeitão e Riachão, a 4ª Ciretran de Balsas e a 15º Ciretran de São João dos Patos promoveram ações educativas em comemoração à Semana Nacional de Trânsito.
Já a 2ª Ciretran de Caxias realizou atividades da SNT em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aldeias Altas. Palestras educativas foram realizadas na Escola Municipal Antonieta Castelo e Escola Estadual Teófilo Dias, onde os alunos foram alertados sobre a importância do uso de equipamentos obrigatórios de segurança nos veículos.
Os jovens que frequentam o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Bacuri, e o Centro Comunitário do Bairro Volta Redonda também receberam a equipe de educadores da 2º Ciretran. O tema da SNT, Minha Escolha faz a Diferença, foi debatido nos encontros.
Em Pedreiras, A 7ª Ciretran promoveu 23 ações educativas nos municípios Trizidela do Vale, Igarapé Grande, Lago do Junco e Esperantinópolis. As palestras de educação para o trânsito e as atividades lúdicas alcançaram mais de 3 mil estudantes dos municípios atendidos pela unidade.
A Ciretran também realizou blitzen educativas nas avenidas da cidade, em parceria com o Detran. Uma caminhada encerrou as atividades da SNT no município, com a presença dos alunos das escolas Correia de Araújo e Naíse Trindade.
Na região de São João dos Patos, as atividades da SNT mobilizaram mais de 150 alunos de escolas de Paraibano durante oito dias de ações. A palestra ‘Minha escolha faz a Diferença’, promovida pela equipe da 15º Ciretran, alertou o público sobre a importância de seguir as regras de trânsito para reduzir acidentes e salvar vidas.
O chefe da equipe de Educação para o Trânsito da 15º Ciretran, Fernando Costa, ressaltou a importância das ações educativas. “Os jovens presentes nesta palestra em breve estarão nas vias dirigindo os mais variados tipos de veículos. Portanto, é essencial que sejam conscientes ao cumprir as normas de segurança no trânsito”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário