sábado, 19 de agosto de 2017

Sebrae e Consórcio Conguarás reafirmam parceria para desenvolvimento da região

Na ocasião foi assinado o termo de parceria, que prevê as ações que serão executadas por meio Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) do Litoral Ocidental em 2018, que já está sendo executado pelo Sebrae em parceria com os municípios que integram o consórcio.

O Sebrae, juntamente com os prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás), estiveram reunidos na  última semana, no município histórico de Guimarães, para discutirem ações que visam o crescimento da região e assinarem termo de parceria que prevê ações que serão executadas por meio do Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET), na região.

Estiveram presentes no encontro além do presidente do Consórcio e Prefeito do município de Apicum-Açu, Cláudio Cunha, as prefeitas Margareth Ribeiro e professora Rosinha, gestoras municipais de Guimarães e Cururupu respectivamente e o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro. Vice-Prefeitos e representantes dos demais municípios que integram o Conguarás também participaram da reunião.
 

O fortalecimento da economia dos municípios, por meio do desenvolvimento das micro e pequenas empresas, a partir do apoio de gestores públicos com a adoção de políticas públicas integradas que apoiem os pequenos negócios, a exemplo da implementação da Lei Geral 123/2006, foram os principais pontos discutidos. Nesse sentido, o Sebrae, enquanto parceiro do Consórcio apontou formas práticas de "tirar a lei do papel". Na ocasião foram apresentadas as ferramentas que o Sebrae oferece para o fomento das políticas públicas.

Coube ao prefeito de Apicum Açu e presidente do Conguarás, Cláudio Cunha, fazer a abertura do encontro. Na ocasião, ele destacou os benefícios que a parceria do Consórcio com o Sebrae podem gerar para a região.

"O Sebrae vai trazer para cada município orientações para o desenvolvimento local,  capacitando os micro e pequenos empreendedores, fomentando a organização e o crescimento econômico, respeitando as potencialidades e o perfil de cada cidade. Essas mudanças sem dúvida nenhuma irão atrair investimentos no turismo, na agricultura e na pesca. Acreditamos que a parceria com o Sebrae só fortalece e credencia positivamente a região do litoral ocidental maranhense", destacou Cunha.

Para a prefeita de Guimarães e anfitriã do encontro, Margareth Ribeiro, a atuação do Sebrae na região só traz benefícios para todos os segmentos, seja ele público ou privado.

"Todos vão ganhar com essa parceria entre Sebrae e Conguarás: os gestores públicos e suas equipes. E ganham muito mais os nossos pequenos empresários, que serão capacitados e terão condições de melhorar os seus empreendimentos" disse Ribeiro.

As estratégias do Sebrae para a promoção do desenvolvimento econômico territorial, por meio da melhoria do ambiente legal, do fomento e fortalecimento de atividades produtivas geradoras de renda, foram apresentadas pelo diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

"Esse encontro é um desdobramento de uma política de aproximação institucional realizada entre o Sebrae e as prefeituras municipais da região do litoral ocidental, através do Consórcio Conguarás, onde estamos estabelecendo uma parceria para desenvolver ações em conjunto entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, tendo o Sebrae como o articulador do processo e catalizador das ações que serão desenvolvidas", garantiu Martins.

Na ocasião foi feito o alinhamento e a assinatura do termo de parceria que prevê as ações que serão executadas por meio do Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) do Litoral Ocidental para o ano de 2018, conduzido pelo Sebrae em parceria com os municípios que integram o consórcio. Diversas ações já estão sendo executadas por meio do DET na região e os próximos passos da atuação do Sebrae por meio do projeto já estão em fase de planejamento.

"Acreditamos no potencial que a região do litoral ocidental tem e estamos dispostos a contribuir, enquanto instituição, para que esse potencial seja valorizado e explorado ao máximo. Trabalharemos o turismo de forma sustentável aproveitando os investimentos na infraestrutura que já estão sendo feitos, além disso, outro foco da atuação do Sebrae, será a formação de líderes para o fortalecimento da boa governança e consequente crescimento da região", projetou Martins.

Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET)
Criado com o objetivo principal de dinamizar a economia dos onze municípios do Litoral Ocidental Maranhense por meio do atendimento aos pequenos negócios, o projeto DET visa contribuir com o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade local.

O DET compreende alguns objetivos específicos, entre eles desenvolver e fortalecer as atividades produtivas locais, geradoras de emprego e renda; fomentar o empreendedorismo baseado no potencial de oportunidades e vocações locais, de maneira a contribuir com a inclusão produtiva e a geração de novos negócios e promover um ambiente de negócios favorável, por meio da Lei Geral, implementando ou potencializando seus eixos de atuação.

Em 2018 o projeto terá como principal linha de atuação a estruturação para o desenvolvimento do turismo sustentável e de base comunitária, aproveitando as belezas naturais que a região oferece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário