quarta-feira, 9 de agosto de 2017

HU-UFMA promove webconferência sobre software que auxilia a produção científica



Objetivo é esclarecer sobre o uso e a sua funcionalidade da ferramenta



O Hospital Universitário da UFMA- HU-UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares- Ebserh, conseguiu, recentemente, uma licença gratuita para a utilização de um software que contribuirá significativamente na produção científica dos profissionais, residentes e acadêmicos da instituição. A gratuidade e válida por um ano.

Trata- se do CITAVI, um software que auxilia a organizar a pesquisa científica, capacitando o autor a melhor gerir as referências, os arquivos que usará como base científica, além facilitar a redação do trabalho. A ferramenta suporta todos os passos do processo, permitindo a pesquisa por fontes, as análises de conteúdo, assim como a estruturação de ideias.

A licença foi concedida pelo consultor do CITAVI, Patrick Hilt, por intermédio do coordenador do Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA, Humberto Serra. “São mais de 3000 revistas catalogadas nas mais diferentes áreas de formação, oferecendo um leque imenso de material nos bancos de dados, além de todo o suporte necessário em todas as fases da pesquisa. ”

Embora já esteja disponível há algum tempo, o CITAVI não é tão conhecido ainda pela comunidade científica. Para esclarecer sobre os recursos do software será realizada, por meio do Núcleo de Telessaúde, uma webconferência na próxima quinta-feira, 10, às 10h, no auditório azul (4º andar da Unidade Presidente Dutra).

Pesquisadores podem conhecer desde já o CITAVI por meio de página na WIKI criada pelo Serviço de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação - SGPTI, que explica como usar e o que é o software. O passo a passo pode ser visualizado por meio do link: http://wiki.huufma.br/books/manuais-de-sistemas/page/o-que-%C3%A9-o-citavi

O acesso ao CITAVI já está disponível nas bibliotecas das duas unidades hospitalares: Materno Infantil e Presidente Dutra. Em breve será disponibilizado também o acesso ao software de todos os computadores da instituição por meio do email corporativo.

A pesquisa é feita on-line em bancos de dados bibliográficos licenciados e nos melhores catálogos de bibliotecas em todo o mundo. Facilita a busca da pesquisa bibliográfica com filtros bem mais práticos do que das bases originais, armazena automaticamente todos os pdf dos artigos encontrados que sejam livres, consegue localizar livros, facilitando o acesso as referências destes. Pode, ainda, transformar uma página de internet em pdf e já transforma,
também, em uma referência bibliográfica no padrão exato. Ao fazer uma citação de qualquer um dos artigos que estão no banco de dados do pesquisado o software organiza a citação no texto e faz a referência, entre outras funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário