terça-feira, 1 de agosto de 2017

HU-UFMA apresenta avanços na área de Engenharia Clínica 


Modelo de contratação de serviços e projetos estruturantes do hospital é referência para a Rede EBSERH
A superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Joyce Lages, apresentou, nesta terça-feira, 1º, em Brasília, os avanços alcançados na área de engenharia clínica. O HU-UFMA é um dos seis hospitais universitários apontados como referência na área. 
A apresentação ocorreu durante a programação de abertura do 2º Encontro de Engenharia Clínica da Rede Ebserh. O evento, que segue até a próxima quarta (3), discutirá temas relevantes em busca de propor melhorias na área, que envolve diretamente o parque tecnológico dos hospitais universitários. 
“O maior ganho é a visão de Rede, o afinamento do trabalho, a troca de experiências. Esses são os diferenciais dos nossos hospitais. Anteriormente, era raríssimo ter um profissional de engenharia clínica nas unidades. Com a criação da Ebserh, esse profissional passou a ser valorizado e os hospitais têm ganhado muito no entendimento dos equipamentos e no planejamento da área”, destacou o presidente da Ebserh Kleber Morais.
A opinião é compartilhada pelo Diretor de Administração e Infraestrutura, Jaime Filho. “Temos tido muitas melhorias de todo o setor na Rede. Nosso objetivo é aprofundar ainda mais os trabalhos de engenharia clínica e ajudar as unidades na aquisição de equipamentos, na manutenção e também na diminuição dos custos”, avaliou.
Joyce Lages apontou a visão dos hospitais sobre a área. “No HU-UFMA, temos diversos serviços de alta complexidade, que necessitam que os equipamentos adquiridos sejam bons e que a manutenção seja feita corretamente, por exemplo. Com os engenheiros clínicos, temos a segurança nessa parte técnica”, analisou.
Qualificação da Engenharia Clínica
Ainda dentro do encontro, será apresentado o “Projeto de Qualificação da Engenharia Clínica. A iniciativa vem sendo desenvolvida como projeto piloto e visa construir um modelo padrão para implementar sete processos que vão estruturar a área nos hospitais. A equipe da sede visitou seis unidades filiadas (Hucam, HUWC, MEAC, HU-UFMA, HU-UFJF e HUB), fez um diagnóstico e construiu um plano com diversas propostas. No encontro, serão apresentados os modelos que já estão sendo implantados nas seis unidades para serem replicados e adequados nos demais hospitais da Rede.
A atuação dos engenheiros clínicos promove a redução de custos operacionais, evita compra de Equipamentos Médicos Hospitalares desnecessários e inadequados e aumenta o controle do parque tecnológico.
“Precisamos encaminhar os principais desafios apontados pelos gestores das filais em outros encontros na parte de equipamentos médicos. Além disso, a troca de experiência entre os participantes e o fortalecimento de sua
identificação como rede torna o encontro tão importante”, destacou a chefe do Serviço de Infraestrutura Tecnológica (SITE), Fernanda Frondana.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da EBSERH, com edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário