segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Guarda Municipal não tem quartel e fardas são compradas pelos guardas revela audiência pública do vereador Cézar Bombeiro

Sem título
Foi mais uma importante e bem concorrida audiência pública de iniciativa do vereador Cézar Bombeiro, realizada no plenário da Câmara Municipal na última sexta-feira. Os problemas sérios e da maior gravidade enfrentados pela Guarda Municipal, revela que a instituição existe com precariedade, graças a perseverança dos seus membros. O Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, o delegado de policia Breno Galdino de Araújo e Comandante da Guarda Municipal, Ivonaldo Mota Silva, não compareceram a audiência pública, alegando compromisso de maior importância em relação a audiência pública voltada exclusivamente para a instituição que dirigem.
A audiência pública foi presidida pelo vereador Cézar Bombeiro, que inicialmente tratou dos problemas sérios enfrentados pela instituição, destacando que a Guarda Municipal não tem quartel e o fardamento de cada guarda municipal é comprado por ele próprio e qualquer curso de aperfeiçoamento ou atualização é pago pelo interessado. Se houver necessidade de qualquer operação pela guarda municipal, a instituição não dispõe de pelo menos uma bicicleta, registrou o vereador autor do pedido da audiência pública.
O vereador Marcial Lima registrou que lamentavelmente a Prefeitura de São Luís não dá o devido e necessário tratamento a Guarda Municipal, que vem dúvidas é uma força auxiliar de segurança pública e também poderia suprir as próprias necessidades da administração municipal. O vereador Pavão Filho, que tem um registro de defesa dos direitos da Guarda Municipal, reconheceu a necessidade urgente de que a Guarda Municipal possa ser visualizada pelos para a população de São Luís e necessita de que sejam feitos importantes projetos em que busquem recursos na esfera federal para atender as demandas urgentes e necessárias.
Lideranças da Guarda Municipal fizeram relatos a situação e que vivem e chegaram a comover as pessoas presentes, diante da aspiração de serem tratados com respeito e dignidade pelo Poder Executivo Municipal. O vereador Cézar Bombeiro, com a sua larga experiência de dirigente sindical, deixou bem claro que a Guarda Municipal precisa se organizar para debater os problemas da instituição e fazer reivindicações, inclusive com sugestões, de que enquanto ainda não têm Academia de Formação Técnica e Profissional, a Prefeitura de São Luís pode perfeitamente fazer convênios com a Secretaria de Segurança Pública e Policia Militar para treinamentos técnicos e profissionais do contingente municipal, além de que luta que deve ser empreendida pela construção de um quartel para a Guarda Municipal. O vereador Cezar Bombeiro, deixou claro que já abraçou a luta, ressaltando que novos encontros serão realizados e que estará ao lado da categoria pelas suas reivindicações.
Inúmeras lideranças e autoridades presentes se manifestaram na audiência com sentimentos bem identificados com as necessidades e direitos dos integrantes da Guarda Municipal. Estiveram presentes a audiência, o coronel Luongo, subcomandante da Policia Militar e representante do Secretário de Segurança Pública, o advogado Kleiton Passos, do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais; o inspetor J. Moraes, da Guarda Municipal; o presidente da Central Sindical UGT, Weber Marques; Dielson Coelho Sales, presidente do Sindicato das Guardas Municipais do Estado do Maranhão e a vereadora Keliane Calvet, do município de Bacabeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário