segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Governo realiza workshop ‘Transparência Governo de Todos’



Com o objetivo de proporcionar a aproximação e a integração entre os setores e servidores e a apresentação mútua, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) promoveu o workshop ‘Transparência Governo de Todos’. A atividade reuniu todos os servidores no auditório do Palácio Henrique de La Rocque para uma apresentação dos líderes de macrossetores que compõem a Transparência do Governo do Maranhão.
O evento teve a abertura feita pelo secretário Rodrigo Lago que destacou a integração dos setores como elemento fundamental para as conquistas do órgão, como a nota 10 no ranking do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU): “O Workshop foi uma reunião de trabalho, onde tivemos a oportunidade de apresentar os líderes de cada setor, as funções que cada um desempenha e, principalmente a interdependência entre eles”, explicou o secretário de Transparência, Rodrigo Lago. “Além da apresentação de cada setor pelo respectivo líder, o evento permitiu uma ótima interação entre os servidores. Espero que cada servidor tenha saído do evento mais informado sobre todas as missões institucionais da STC”.

A sequência de apresentações dos macrossetores iniciou com a Corregedoria-Geral do Estado (COGE/STC), liderada pela corregedora-geral Ana Karla Silvestre Fernandes, que falou sobre as atribuições da COGE e dos principais resultados obtidos, como a regulamentação da Lei Anticorrupção e da primeira condenação no Maranhão e segunda no âmbito nacional com base nessa lei.
Em seguida, o auditor-geral do Estado, Paulo Bello, falou sobre as atividades da Secretaria Adjunta de Controle Interno (Seaci/STC), destacando a nova visão de controle a partir da criação da STC e também a integração da SEACI com os outros setores. Paulo Bello citou ainda as atividades das supervisões de auditoria.
Na sequência, foi a vez da apresentação da Secretaria Adjunta de Transparência (Seatran/STC), liderada pelo secretário adjunto Steferson Ferreira, que destacou as atividades tanto dos instrumentos de transparência que possibilitam o controle social, como o Portal da Transparência, quanto da importância interna de suporte de infraestrutura em tecnologia da informação. Steferson Ferreira falou também do desenvolvimento de sistemas eletrônicos, como o Contratta, Suprema, Agenda e outros.
A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/STC) foi apresentada pelo ouvidor-geral, Marcos Caminha. Em sua fala, Caminha destacou a promoção do controle social e os investimentos que a Transparência tem feito para expandir a rede de ouvidorias e implantar uma cultura de transparência. O ouvidor-geral tratou também da integração dos setores como parte principal para o funcionamento pleno das atividades da OGE/STC.
Em seguida, foi a vez da atividade meio. A Secretaria Adjunta de Administração e Finanças (SAAF/STC) foi apresenta pela secretária adjunta Adaltina Venâncio de Queiroga, líder do setor. Sobre esta área, os servidores puderam conhecer a parte de assessoramento e execução da SAAF/STC. A tônica desta apresentação foi mostrar a imprescindibilidade da atividade meio para a execução das missões da STC.
A Secretaria Adjunta de Apoio Institucional (SAAI/STC) foi apresentada pelo secretário Rodrigo Lago que falou sobre a importância preventiva da SAAI no âmbito da administração estadual, uma vez que estabelece relacionamento institucional entre a STC e os órgãos de controle externo. O líder do setor, Pedro Cantanhede, não pôde comparecer pois estava em gozo de férias e em viagem.
A Força Estadual de Transparência e Controle (Fetracon/STC) foi apresentada pelo auditor Ricardo Oliveira que, na ocasião, substituiu o líder do setor, Thiago Góes, que estava ausente por licença saúde. Ricardo Oliveira falou um pouco sobre os trabalhos da Força na vistoria de obras públicas com foco nos aspectos técnicos de engenharia e jurídicos.
Por fim, a Assessoria de Comunicação apresentou a rotina de produção interna e externa, além dos principais produtos desenvolvidos e distribuídos pelo setor. Ao fim do evento, todos os servidores se reuniram para o registro oficial do workshop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário