terça-feira, 22 de agosto de 2017

Barreirinhas: O legado de Léo Costa em evidência

Um dos legados históricos mais relevantes da geração que permanece no imaginário popular maranhense, depois do Neiva Moreira, Jackson Lago, Maria Aragão é a do sociólogo Leo Costa.
Homem de têmpora, vinculado à alma da população mais desassistida do Maranhão fez de sua trajetória uma luta em favor de conquistas que ainda ressoam por onde fincou seus pés na sua juventude. Afinal, sua terra Natal foi o palco onde a sua luta se fez forte e altaneira.
Jamais se vergou aos poderosos de plantão. Fez da luta política seu sacerdócio em benefício das multidões que sempre o acompanharam. Às vezes, na pegada do Brizola, seus índices de popularidade balançam, mas a História, que é maior, logo lhe socorre apontando horizontes cada vez mais largos.
Agora mesmo o que se vê em Barreirinhas é o reconhecimento de uma gestão que cultivou vínculos estreitos com parcelas sofridas da população, pois que seu coração sempre pulsou mais forte do que a razão pura do ato científico de administrar. Jamais deixou de atender quem quer que fosse, passava horas rasgando noites e madrugadas numa boa prosa de escuta e de aconselhamento.
Exerceu distintos papéis além do político, foi também confessor e psicólogo. Entregou sua alma às aspirações da população.
Mais do que o calçamento exemplar de ruas, que foram muitas, a grandiosa rede de escola que construiu e de onde surgiu o conceito de escola digna, o aeroporto mais expressivo do Estado, afora o de São Luís, o apoio incondicional à Rota das Emoções com a estrada Barreirinhas – Paulinho Neves, o extraordinário desempenho da saúde municipal, baixando os índices de mortalidade a quase zero, o prêmio da UNESCO como Prefeito Amigo da Criança, o disciplinamento do trânsito, o apoio aos agricultores, tudo isso é pouco se compararmos à elevação da autoestima da cidade que foi de todos os feitos o que mais se aprofundou na visão do povo, como é prova a escala geométrica do turismo regional,  nacional e internacional.
Da última vez que passei em Barreirinhas, um popular perguntou-me se eu sabia a idade do Leo. Como não sei não respondi, mas fiquei a pensar que  Leo Costa esta para Barreirinhas, como Matusalém estava para o povo hebreu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário