terça-feira, 8 de agosto de 2017

Alunos e professores da Uema participam do 31º Colóquio Brasileiro de Matematica


O instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) realizou o 31º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), que iniciou no dia 30 de julho e encerrou em 4 de agosto no IMPA, Rio de Janeiro. O CBM é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira. Realizado bianualmente desde 1957, conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação de todo o país, além de grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de grande renome internacional, nesta edição comemora o aniversário de 60 anos, sem interrupção, de existência destes Colóquios.
A participação da UEMA no 31º CBM aconteceu pela apresentação de dois trabalhos, o primeiro intitulado “Correção de erros em Códigos Convolucionais de Memória Unitária via Transformação Armadilha”, dos autores Dayane Cristhny Sousa Piedade (Licenciada em Matemática e  do 31Mestre em Engenharia da Computação e Sistema, ambos pela UEMA) e João Coelho Filho (professor doutor do DEMATI-UEMA), o segundo intitulado “Criptossistemas de chaves públicas utilizando o problema da mochila em códigos convolucionais” dos autores Rodrigo dos Santos Mendonça (Aluno do Curso de Matemática Licenciatura, UEMA, e Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-FAPEMA), João Coelho Filho e Dayane Cristhny Sousa Piedade. A participação dos alunos e professores na pesquisa formam instrumentos valiosos para aprimorar as qualidades desejadas na formação profissional de graduação e pós-graduação, além de estimular e iniciar a formação dos mais talentosos e vocacionados para a pesquisa, afirma o prof. João Coelho orientador nos trabalhos que geraram as duas produções acadêmicas apresentadas no evento.
No evento ocorreram onze plenárias com matemáticos de renome internacional, onze sessões temáticas, duas palestras de divulgação, uma mesa-redonda, seis cursos avançados, três cursos introdutórios, três sessões de pôsteres somando 160 trabalhos, além do Prêmio Sociedade Brasileira de Matemática. Contando com a participação de mais de mil inscritos, o evento teve ainda homenagens aos pesquisadores Welington de Melo e Elon Lages Lima, do IMPA, falecidos recentemente. O Colóquio é uma porta de entrada na carreira acadêmica e está enraizado no imaginário da sociedade matemática.
O prof. Dr. João Coelho, Coordenador do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e o vice coordenador, prof. Dr. José Antônio Marão, participaram de reunião com o presidente da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), Prof. Dr. Hilário Alencar (UFAL), para ampliar a parceria da UEMA com o IMPA e a SBM. A UEMA já mantém parceria com a SBM e o IMPA através do PROFMAT e do PAPMEM (Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio). Pela proposta a UEMA vai colaborar com a matemática no Maranhão através da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e do Programa de Iniciação Científica Junior em Matemática (PIC), a mesma será submetida à comissão organizadora da OBMEP e do PIC.
O 31º CBM também realizou uma palestra especial em homenagem ao Professor Elon Lages Lima, Alagoano falecido em maio/2017, mestre e doutor (PhD) pela Universidade de Chicago. O prof. Elon foi o maior escritor de livros de Matemática da língua Portuguesa, escreveu mais de 40 livros, criou as coleções "Projeto Euclides" e "Coleção Matemática Universitária", mantidas pelo IMPA e dirigidas por ele, escreveu vários artigos expositórios na "Revista do Professor de Matemática" e na "Matemática Universitária", publicadas pela SBM, Sociedade da qual foi Presidente (73-75). Foi diretor do IMPA em três períodos distintos (69-71, 79-80 e 89-93), membro titular da Academia Brasileira de Ciência, da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimentos, integrou o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Em 1990, criou o PAPMEM, que já beneficiou mais de 20 mil professores no Brasil, do qual a UEMA é parceira, e em 2010 ajudou a criar o PROFMAT, que já formou mais de 3 mil mestres em Matemática no Brasil, deste a UEMA é associada oferecendo 20 vagas anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário