quinta-feira, 13 de julho de 2017

Sebrae leva empresários do Polo Floresta dos Guarás para conhecerem experiência da Rota das Emoções


Missão técnica promovida pelo Sebrae levou grupo de empresários e gestores públicos do Litoral Ocidental para conhecerem os aparelhos turísticos dos Lençóis Maranhenses que integram a rota turística interestadual
Roteiro turístico consolidado que recebe milhares de turistas do mundo inteiro, a Rota das Emoções tem servido de modelo para muitos projetos de turismo integrado em diversas regiões do país. Mas, nesta semana, a porta de entrada maranhense do roteiro, o município de Barreirinhas, serviu de inspiração para uma futura experiência de roteirização de outros dois polos turísticos do estado: o Litoral Ocidental e a Floresta dos Guarás, na região norte do Maranhão.
Nesta semana, o Sebrae no Maranhão organizou e acompanhou um grupo de empresários e gestores públicos de seis municípios do Litoral Ocidental em uma missão técnica que conheceu os principais aparelhos turísticos de Barreirinhas e de parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Entre os integrantes estavam empresários dos ramos de alimentação, turismo, hotelaria, secretários municipais de turismo e cultura e gestores públicos responsáveis por promover ações de ampliação do turismo.
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que coordenou a realização da missão técnica “Da Floresta aos Lençóis”, explica que a iniciativa teve o objetivo de possibilitar aos empresários e gestores públicos o acesso a informações relacionadas ao funcionamento da cadeia do turismo no Maranhão. “Queremos com isso fortalecer a governança empresarial através da formatação de um planejamento estratégico para o trade turístico do litoral ocidental com foco no mercado e na sustentabilidade. E, principalmente, sensibilizando esses empresários para a importância da qualificação dos operadores de turismo e da gestão estratégica orientada para resultados. Aprimorando suas condutas empresariais eles geram resultados que desenvolverão a região do Litoral Ocidental”, afirmou o diretor superintendente.
AÇÕES VOLTADAS PARA O CONHECIMENTO
Durante a missão, empresários e gestores públicos conheceram de perto a parte maranhense do roteiro turístico Rota das Emoções, um destino que começou a ser trabalhado em 2005 e envolve três estados: Maranhão, Piauí e Ceará. Hoje, a Rota já recebe mais de 70 mil visitantes por ano, enviados pelas 61 operadoras de turismo no Brasil e no exterior que vendem o tour. Esse número é ainda bem maior quando leva em consideração os turistas que contratam o passeio por conta própria.

“A Rota das Emoções, com toda certeza, é o melhor modelo a ser seguido por empresários que queiram trabalhar o turismo de forma sustentável, gerando desenvolvimento econômico e renda para a população local”, garantiu o diretor técnico do Sebrae, José Morais.
No Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o grupo participante da missão conheceu as boas práticas de atendimento ao turista, desde o receptivo, traslado, cuidados com segurança e repasse de informações úteis.

No Povoado Marcelino, zona rural de Barreirinhas, o grupo de visitantes foi recebido pelos 25 artesãos que integram a Cooperativa dos Artesãos dos Lençóis Maranhenses (ARTECOOP), que recebem o acompanhamento constante do Sebrae, por meio de consultorias especializadas, cursos e oficinas e a cada dois anos tem a sua coleção renovada com o apoio da instituição, por meio da unidade regional Lençóis Munim. “O artesanato de bolsas, chapéus, acessórios e presentes é a principal fonte de renda dos moradores da comunidade e garante uma media de faturamento mensal de mais de 10 mil reais na alta temporada, que são divididos entre os associados”, contou o gerente da unidade regional do Sebrae na região Lençóis-Munim, Luís Walter Muniz.

A associação estimula novas artesãs a começarem a produzir e se preocupar com a sustentabilidade ambiental e econômica do negócio, utilizando, por exemplo, apenas corantes naturais extraídos de plantas como açafrão, salsa da praia, buriti e urucum para tingir as peças.
A visita à comunidade rural foi o momento mais aguardado da programação para a artesã, Ivone Santos, do município de Guimarães, que há 15 anos aprendeu o ofício com as irmãs. Ivone aproveitou a oportunidade para conhecer novas técnicas que podem ser aplicadas em seu trabalho e viu como é possível gerenciar um negócio voltado exclusivamente para a economia criativa de uma maneira rentável.
“Essa é uma oportunidade que só o Sebrae dá pra gente e eu irei abraçar com força, pois não encontramos oportunidades como essa partindo de outras instituições. Valeu muito a pena participar dessa missão, foi uma experiência e tanto para eu dar continuidade ao meu negócio”, enfatizou a artesã, uma das participantes da missão.
Hotelaria – Os integrantes da missão visitaram ainda a Pousada Paraíso dos Lençóis, que possui uma administração familiar. O foco da visita ao local foi conhecer a experiência do atendimento personalizado. O grupo conheceu ainda as experiências exitosas de gestão da Pousada Encantes e Porto Preguiças Resort, eleito entre os 500 melhores estabelecimentos do ramo no mundo.
Em todas as visitas os integrantes da caravana puderam observar, questionar e extrair experiências com o modelo de gestão adotado em seus negócios, que podem ser replicados em suas localidades. As informações obtidas através de uma metodologia de benchmarking foram compiladas num encontro realizado no último dia da missão e irão se transformar em um relatório técnico que servirá para nortear ações voltadas para o turismo na região da Floresta dos Guarás e Litoral Ocidental.
“O poder público precisa ter a consciência de que o turismo é uma politica publica importante, e a partir daí ele ser o indutor que pode promover de forma inclusiva o turismo como forma de incentivar e fazer crescer os pequenos negócios” destacou o Coordenador de Turismo de Cururupu, Roberto Brito, que também participou da missão.
MISSÃO REVERSA: DOS LENÇÓIS A FLORESTA
Uma outra missão técnica já tem data para acontecer, desta vez no sentido oposto. Empresários dos Lençóis Maranhenses visitarão a Floresta dos Guarás e o Litoral Ocidental no mês de setembro, em mais uma ação que será promovida pelo Sebrae Maranhão.  A oportunidade servirá para que os empreendedores possam conhecer as belezas da região e novamente dividir suas experiências com os empreendedores locais.
“O Sebrae irá propor um projeto de turismo no Litoral Ocidental e Polo Floresta dos Guarás, mas para isso é necessário que tenhamos um atrativo na proposta e esses atrativos serão a produção associada ao turismo, o turismo de base comunitária e o turismo de experiência e contemplação. Vamos também intensificar as parcerias com o governo do estado e iniciativa privada, por meio das agências de viagens que futuramente vão explorar esse destino”, adiantou João Martins.
Paralelo a isso, o Sebrae já trabalha no desenvolvimento de um App voltado para o turismo na região. Em breve o aplicativo multiplataforma será lançado e as belezas, lendas e potencialidades da região poderão ser acessadas da palma da mão em qualquer lugar do mundo.

“Sabemos da responsabilidade que temos ao nos comprometer em realizar um trabalho voltado para o turismo e essa missão serviu para conscientizar empresários e gestores públicos de que é necessário comprometimento, para que o turismo seja de fato fonte de renda e possa aquecer a economia local. Temos certeza do potencial que nossa região tem e o maior desejo do Sebrae é que esse potencial seja explorado ao máximo. Por isso, estamos dando um passo de cada vez com responsabilidade, muito otimismo e compromisso”, enfatizou Graça Fernandes, gerente da unidade regional do Sebrae em Pinheiro que atende a região.⁠⁠⁠

Nenhum comentário:

Postar um comentário