terça-feira, 4 de julho de 2017

Quilombos de Alcântara recebem atendimentos médicos e serviços sociais na Caravana do Programa Maranhão Quilombola


O quilombo de Peroba de Cima, em Alcântara, recebe nesta terça-feira, 4, a Caravana do Programa Maranhão Quilombola, ação do governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal que está levando atendimentos de saúde, do CRAS e CREAS, busca ativa, serviços de convivência, recreação e lazer e ainda várias oficinas sobre direitos humanos, cidadania, inclusão produtiva e assistência às mulheres.

As ações ocorrem no âmbito do Programa Maranhão Quilombola, um instrumento do governo estadual para o desenvolvimento de ações articuladas de políticas públicas, destinadas às comunidades quilombolas do Estado. Participam as Secretarias de Estado da Igualdade Racial, Saúde, Mulher, Desenvolvimento Social, Agricultura Familiar e Agerp, em parceria com a gestão municipal.

A Caravana acontece através da parceria do Governo estadual com a prefeitura municipal, que oferece uma equipe de profissionais e a logística necessária para o funcionamento das ações programadas em conjunto. “É fundamental a parceria com a gestão municipal para que os dois entes atendam às demandas dessas comunidades quilombolas com ações de saúde, educação, inclusão produtiva, palestras, oficinas, atendimento à mulheres”, enfatiza a secretária-adjunta de igualdade racial, Socorro Guterres.

O prefeito Anderson Wilker exemplificou bem o resultado da parceria realizada. “Quem ganha com esses serviços é a população, que passa a ter as políticas públicas mais presentes em suas comunidades”.

No dia de ontem, os quilombolas de Santa Maria, bem como as comunidades do entorno, que juntas formam um pólo, aproveitaram bem os serviços da Caravana. É o que conta Paula Cristina Melo, liderança quilombola da comunidade de Peri Açu. “A ação foi boa demais, até porque as comunidades tiveram acesso os atendimentos de saúde, exames, consultas e preventivos e também informações sobre nossos direitos e palestras para ouvir os problemas das comunidades. Tudo isso promove mais desenvolvimento para os quilombolas”.

Além dos atendimentos de saúde e de assistência social, os técnicos promoveram escutas qualificadas com adultos jovens, onde puderam diagnosticar problemas porque passam os quilombolas, como racismo, violência e influência das drogas nas comunidades. A partir das escutas, os técnicos devem programar futuras intervenções para, junto com as comunidades, buscar a solução para os problemas apresentados.

Em Santa Maria, foram atendidas 318 pessoas, sendo 129 mulheres, 69 homens e 120 crianças e Adolescentes. Foram realizados 320 testes rápidos, 55 exames de pele, 280 consultas médicas, 90 atendimentos saúde bucal, 83 exames preventivos, 280 Aferição de pressão arterial, 32 atualizações de Bolsa Família, 85 imunizações, 180 testes de glicemia, totalizando 1.405 atendimentos.

As ações e serviços da Caravana continuam atendendo os quilombolas de Peroba de Cima (terça, 04), Itamatatiua (quarta, 05);  e na quinta-feira, 6, acontece o Seminário do Programa Maranhão Quilombola: Rede de Atendimento no Auditório do IFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário