sexta-feira, 7 de julho de 2017

População de Estreito tem acesso a serviços empresariais na 7ª rodada da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial

A 7ª rodada da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial foi realizada, nesta quinta (6) e sexta-feira (7), no município de Estreito. A classe empresarial da cidade teve acesso a informações e serviços para impulsionar os negócios, e ainda a rodada de diálogo com secretários e representantes de órgãos do Governo do Estado. Uma forma de estreitar a relação entre gestão estadual e empresários.
O secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, relata que a Caravana tem cumprido um papel importante de conhecer mais de perto as demandas peculiares de cada setor do comércio, a partir do diálogo e de visitas sistemáticas. “Um dia muito produtivo e que mostra que a Caravana vem cada vez mais se ampliando, não se resume apenas ao evento de palestras e debates, mas sim o contato com o empresariado local, a classe política da qual movimenta toda a cidade e estreita cada vez mais a relação do Estado com o empresariado”, destacou Antônio Nunes.
Em Estreito, a comitiva do Governo visitou durante a tarde de quinta-feira empresários, para, in loco, conhecer as produções e principais necessidades.


Dono de uma empresa de leilão de gados, o empresários Clever Rezende recebeu a visita dos secretários de Estado e ficou admirado com o ineditismo da iniciativa. “Acho muito importante essa reunião, não tinha visto realmente o Estado vir atrás do produtor, dos empresários, para saber o que a gente necessita. Fizemos as nossas reivindicações e acreditamos que pela boa vontade dos comandantes que vieram aqui seremos atendidos”, contou.
À noite, os titulares e representantes de pastas realizaram a abertura oficial do evento, apresentando investimentos e ações do Governo do Estado que tem impacto no setor. Após a apresentação, o público, que lotou o auditório, pôde fazer perguntas e participar de debate ampliado. O secretário de Estado de Fazenda, Marcellus Ribeiro, destacou que o encontro é fundamental para esclarecer a este segmento a atuação do Estado. “É o momento de apresentar a situação fiscal do Estado, despesas e receitas, ressaltando a nossa excelente posição como segundo estado com melhor situação fiscal na federal, momento de destacar a capacidade de investimento do estado de atender serviços públicos e debater tributações”, pontuou.
O prefeito de Estreito, Cicinho, acredita que esta aproximação entre Governo do Estado e empresários têm importância ainda maior, considerando o momento de crise econômica que  o país passa. Para ele é preciso unir forças para superar as dificuldades.
Serviços 
O dia de quinta-feita foi destinado a serviços diversos. A Junta Comercial do Maranhão (Jucema), por exemplo, disponibilizou informações para simplificar serviços relacionados ao registro de empresas e tirou dúvidas sobre o ‘Empresa Fácil’. Já Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) garante apoio ao licenciamento ambiental, explicando os procedimentos para aquisição e acompanhamento da expedição do documento.
Além disso, o empresariado pôde obter mais informações e se inscrever em importantes programas do Governo. Entre estes, o ‘Maranhão Juros Zero’, onde a gestão faz convênio com entidade financeira para conceder crédito de até R$ 20 mil reais sem juros; ‘Mais Empresas’, que concede redução da carga tributária ao empresário que deseja instalar ou ampliar seu negócio; ‘Maranhão Mais Produtivo’, que oportuniza às micro e pequenas empresas instaladas no Maranhão, facilitando o acesso a novos mercados; e o ‘Mais Empregos’, onde, a cada novo emprego gerado, o Governo concede crédito de R$ 500 no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Também esteve presente no evento o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), realizando atendimento e palestras, e o Corpo de Bombeiros tratando sobre licenças e autorizações.
O seu Genivaldo Silva está tentando abrir um negócio em Estreito e foi procurar informações na Caravana. Para ele, é a cidade quem sai ganhando com iniciativa como estas, já que é possível ainda abrir novos e ainda fortalecer os comércios que já existem. Como o pequeno empresário Edivaldo Feitosa, que tem uma loja de confecção e foi procurar o empréstimo do ‘Maranhão Juros Zero’ para investir mais no negócio. “É uma forma muito boa, que está chegando numa hora boa, que a gente está precisando desta linha de crédito. Este programa do governo vai ajudar a mim e os microempresários de Estreito”, opinou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário