segunda-feira, 31 de julho de 2017

Ministro da Saúde anuncia investimentos na atenção à saúde básica em reunião com prefeitos


Ministro da Saúde anuncia investimentos na atenção à saúde básica em reunião com prefeitosO prefeito Edivaldo participou, na manhã desta segunda-feira (31), de reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, no auditório da Fiema. Durante o evento, que contou com a presença do governador Flávio Dino, o ministro anunciou recursos da ordem de R$ 21 milhões destinados a serviços na área da atenção básica de saúde, que serão aplicados em 84 municípios maranhenses. Parte do investimento será aplicada em São Luís, como aporte para melhoria e expansão do atendimento primário prestado nas unidades básicas de saúde da capital maranhense.
"Melhorar a atenção básica na saúde tem sido uma de nossas grandes prioridades. Desde o início da gestão, já reformamos e entregamos à população dezenas de unidades básicas, com o objetivo de ampliar o acesso das comunidades aos serviço essenciais nessa área. Os recursos anunciados pelo ministro da Saúde destinados a São Luís contribuirão para ampliarmos ainda mais o atendimento primário à nossa população", afirmou o prefeito Edivaldo.

Entre as autoridades presente no encontro, coordenado pela bancada maranhense na Câmara Federal, estavam ainda o vice-governador Carlos Brandão, o vice-prefeito Júlio Pinheiro, os secretários municipal e estadual de Saúde, Lula Fylho e Carlos Lula, respectivamente; o senador Edson Lobão; os deputados federais André Fufuca, José Reinaldo Tavares, Júnior Marreca e Juscelino Filho; o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema, entre outras autoridades estaduais e municipais.
Na reunião, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou as ações, projetos e programas desenvolvidos hoje pelo Governo Federal, na área da Saúde, pontuando a atual conjuntura de investimentos no setor. "Com esse investimento, nosso objetivo é otimizar os serviços básicos de saúde em todo o pais, dando atenção especial às ações desenvolvidas pela Estratégia Saúde da Família, para ampliarmos o atendimento principalmente nessa área e melhorarmos a gestão dessas ações em todos os municípios contemplados", observou o ministro Ricardo Barros.
O governador Flávio Dino enalteceu o investimento na atenção básica destinado pelo governo federal ao Maranhão e destacou que o reforço é primordial para ajudar os estados a gerir a saúde nesse momento de profunda crise financeira vivenciada no país.
"Acredito que o empenho por uma gestão tripartite e solidária é fundamental nesse processo. Precisamos nos ajudar mutuamente para que as gestões nas mais diversas áreas deem certo. Mesmos com recursos escassos, já fizemos um investimento significativo na saúde do Maranhão, com a entrega de diversas unidades de saúde e hospitais regionais por todo o estado. Esperamos que os recursos que serão destinados para o atenção básica nos municípios de nosso estado contribuam para desafogar as unidades de urgência e emergência, fazendo com que a atenção primária chegue a mais cidadãos", observou o governador Flávio Dino.
No encontro, os prefeitos e gestores municipais de Saúde participantes do evento também apresentaram ao ministro os pleitos mais prementes de suas cidades e destacaram propostas para soluções dos problemas na área, relativos principalmente às ações executadas com recursos federais.
"Os recursos destinados pelo governo federal reforçarão nossa política de atenção básica na saúde da capital. Vamos trabalhar para promover ainda mais melhorias nesse setor, todas alicerçadas no propósito de reforçar a qualidade dos serviços, ampliar a acessibilidade aos cuidados de saúde e aumentar a satisfação de usuários e profissionais. Temos também como meta melhorar e atualizar a nossa frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel, para que esse serviço possa ajudar não apenas na agilidade do atendimento à população, mas que possa também ajudar na distribuição e divisão do atendimento na própria rede municipal de saúde", destacou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.
O secretário destacou ainda as melhorias realizadas nas unidades de saúde básica, que receberam reformas, serviços de ampliações e construções para garantir mais qualidade nos serviços oferecidos aos usuários da Rede Municipal de Saúde. Para isso, a Prefeitura de São Luís vem realizando investimentos que contemplam desde ações estruturais e aquisição de material e equipamentos até a garantia de espaços mais humanizados para a atuação do profissional e acolhimento dos pacientes. As ações visam promover o reaparelhamento da rede de atenção básica e das unidades de referência para oferecer ao paciente melhor estrutura e mais acesso aos serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário