quarta-feira, 12 de julho de 2017

Mais IDH - Sagrima distribui biofertilizantes e leva projetos de incentivo à produção a Belágua

Como parte das ações do Programa Mais IDH, do Governo do Estado, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) está iniciando um trabalho de incentivo à produção em Belágua. Esta semana, uma equipe técnica da secretaria esteve no município, apresentando as ações que serão realizadas e fazendo a distribuição do Biofertilizante Verdão para agricultores de quatro povoados.
Mais de 100 litros do biofertilizante foram distribuídos, beneficiando 120 famílias, que tem na agricultura de subsistência sua principal atividade. Em todo o estado, a Sagrima já distribuiu mais de 60 mil litros do insumo, por meio do Programa Agropolos e agora também pelo Mais IDH.
A visita foi resultado de convite da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), com quem a Sagrima celebrará termo de cooperação técnica para ações conjuntas no município. A Fenae atua em Belágua desde o ano passado, com o Movimento Solidário, programa de responsabilidade social e empresarial que busca promover intervenções com projetos de geração de renda e melhoria de indicadores sociais. 

“É gratificante poder ajudar comunidades carentes a construírem seu próprio caminho, dando condições para que eles possam ir mais longe. E tudo isso com a fundamental ajuda dos colegas da Caixa, que sempre abraçaram nosso projeto”, ressalta o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.
Belágua tem 7.191 habitantes e está entre os 100 mais pobres do país, com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,512. Com a implantação de programas da Sagrima, como os quintais produtivos, e o incentivo à piscicultura, além da assistência na hortifruticultura, será possível incentivar a produção local, como ação de segurança alimentar e geração de renda.
De acordo com o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a parceria Fenae e Governo do Estado tem tudo para beneficiar Belágua e é mais uma ação da secretaria no âmbito do Programa Mais IDH. “Já temos projetos na área de
pesca em alguns dos 30 municípios do Mais IDH e agora estamos trabalhando também com a agricultura, para que, diversificando e tecnificando a produção, as populações de Belágua e dos demais municípios possam produzir mais, não só para subsistência, como para ter um excedente que possa ser comercializado e gerar renda”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário