segunda-feira, 24 de julho de 2017

Maior centro de lazer do Maranhão será entregue no próximo sábado (29) pelo governador Flávio Dino




Mais um importante espaço público será entregue pelo Governo do Estado à população. Desta vez, o governador Flávio Dino inaugurará, no sábado (29), as obras do Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó. O espaço, antes esquecido, foi reformado, passando por melhorias na estrutura, com novos acessos, obras de urbanização e revitalização do entorno, resultando em um novo ambiente de convivência para os ludovicenses.
“No próximo sábado vamos inaugurar novas praças e equipamentos no Itapiracó. Grande investimento para esporte, lazer e saúde de todos”, anunciou o governador Flávio Dino. Ele ainda destacou a preocupação da gestão em revitalizar e ocupar locais, dando novos significados ao que outrora esteve inutilizado. “Uma das marcas do nosso governo é a valorização de espaços públicos de convivência e lazer”, ressaltou.


A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) realizou as obras na APA, tudo acompanhado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). No complexo tem agora três praças principais, com campos de futebol, uma quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei. Ainda existem ambientes voltados para a contemplação do lugar, e treze pequenas praças que garantem o acesso às trilhas, interligando o interior da Unidade com as praças maiores e as saídas na Chácara Itapiracó e Comunidade Canudos e Terra Livre.
Para o titular da Sema, Marcelo Ribeiro, com o investimento, a APA será tanto um espaço para esporte e lazer quanto um ambiente de preservação e sustentabilidade da fauna e flora. “A importância do Itapiracó é muito grande para toda a cidade de São Luís, pois visa proteger toda a biodiversidade existente no local, contribuindo, desta maneira, para o equilíbrio de quem mora próximo de toda a sua extensão, além, claro, de ser um ambiente de lazer. É um espaço que resguarda e protege a biodiversidade, os recursos hídricos, a drenagem desta parte da cidade”, pontuou o secretário de Meio Ambiente.
A Reserva ainda contará com três estacionamentos para receber 250 veículos durante a visitação das três praças principais: Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família, além das praças pequenas ao longo da pista de cooper e os acessos às trilhas.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, o impacto social da obra é muito maior. “É importante que nós façamos esse tipo de investimento que também gera emprego e renda porque existem atividades comerciais que são intimamente ligadas à qualificação desses espaços públicos, faz com que as pessoas se encontrem mais, ocorra mais integração comunitária e melhore a qualidade de vida das pessoas”, disse.
Segurança
Para garantir maior comodidade, conforto e segurança à comunidade, equipe do Batalhão de Polícia Ambiental vai realizar rondas, monitoramento e fiscalização da unidade de conservação 24 horas por dia, no sentido de inibir ações de vandalismo, o descarte inapropriado de resíduos sólidos e manter a segurança do local.
APA
Localizada em São Luís, a área do complexo constitui uma Unidade de Conservação (UC) Estadual de Uso Sustentável criada por meio do Decreto Estadual n° 15.618 de 23 de junho de 1997. Com uma área de 322 hectares, a APA é rodeada por vários bairros, como Parque Vitoria, Cohatrac, Itapiracó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário