quarta-feira, 19 de julho de 2017

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO TEM ATENDIMENTO AVALIADO COMO MUITO SATISFATÓRIO POR MAIS DE 90% DOS USUÁRIOS


Depois de 14 anos como cadeirante, Ubiratan Marques dos Santos, 60, aposentou a cadeira de rodas e já consegue dar os primeiros passos com o auxílio de um andador. Ele passou há apenas dois meses por uma artroplastia no joelho esquerdo, no Hospital Universitário da UFMA, e diz estar se sentindo muito bem. “Agradeço primeiro a Deus e depois ao pessoal do hospital pelo atendimento maravilhoso”, ressalta.

Ex-pedreiro, Ubiratan é um desses usuários que colocam o Hospital Universitário da UFMA entre as instituições públicas de saúde mais bem avaliadas do país. No quesito “atendimento da equipe de saúde: gentileza e tratamento de saúde recebido” o índice de satisfação chega a 96,27%, quase uma unanimidade. O resultado é apontado pela pesquisa de satisfação dos usuários dos hospitais universitários federais, iniciativa da EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e aplicada pelas equipes da Ouvidoria de cada uma das unidades integrantes da rede.

Realizada entre 2 de maio e 3 de julho, a pesquisa foi feita com 670 pacientes/acompanhantes dos ambulatórios e das internações das unidades Presidente Dutra e Materno Infantil, que avaliaram aspectos relacionados à estrutura e atendimento. O resultado mostra que na maioria dos quesitos o índice de satisfação está acima de 70%. No item atendimento geral, 98% dos entrevistados afirmaram que indicariam o HU-UFMA para algum familiar, índice segundo os critérios da pesquisa equivalente a muito satisfeito.

O ouvidor do HU-UFMA, Pedro Germano Nobre Neto, explica que a aplicação da pesquisa leva em consideração quinze áreas físicas de ambulatórios e oito de internações.As informações coletadas servem de base para que tomadas de decisões sejam implementadas, a bem do paciente, além de evidenciar aspectos positivos executados nos diversos serviços assistenciais”, pontua.

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, alcançar índices tão expressivos de satisfação reforça o compromisso das equipes do hospital com o atendimento humanizado prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde – SUS. “Cuidar bem das pessoas é uma das nossas metas principais. Esse resultado aponta que o trabalho de todos os setores envolvidas tem sido reconhecido pela eficiência dos serviços prestados. Reconhecimento que nos motiva a trabalhar sempre pela melhoria da assistência ao usuário”, pondera.     

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