segunda-feira, 3 de julho de 2017

Governo e Prefeitura de Alcântara realizam a Caravana do Programa Maranhão Quilombola


O Governo do Estado e a Prefeitura de Alcântara realizam a Caravana do Programa Maranhão Quilombola, no período de 03 a 06 de julho, com ações e serviços para as comunidades rurais quilombolas alcantarenses. O evento decorre de uma articulação das Secretarias de Estado da Igualdade Racial, Saúde, Mulher, Desenvolvimento Social, Agricultura Familiar e Agerp, em parceria com a gestão municipal.
Os atendimentos e palestras ocorrem no âmbito do Programa Maranhão Quilombola (PMQ), que foi criado pelo governador Flávio Dino em 20/11/2015 e que se constitui num importante instrumento de ações articuladas de políticas públicas, destinadas às comunidades quilombolas do Estado, cujas diretrizes estão organizadas a partir dos cinco ações norteadores da Agenda Social Quilombola: acesso à terra; infraestrutura; desenvolvimento local e inclusão produtiva; saúde e educação e cidadania;
A secretária-adjunta Socorro Guterres esclarece a importância da parceria com os municípios para a realização das ações. “A Caravana tem o objetivo de sensibilizar os gestores municipais para a implementação das políticas públicas do PMQ, uma vez que a responsabilização em primeira instância é do Município. Assim, é fundamental a parceria com a gestão municipal para que os dois entes atendam às demandas dessas comunidades quilombolas com ações de saúde, educação, inclusão produtiva, palestras, oficinas, atendimento à mulheres”.

Em Alcântara serão realizados: Mutirão de saúde (SES); Rede de atendimento – Ônibus Lilás (SEMU), Mutirão de emissão de DAP Jurídica e Oficina de PAA (SEIR e AGERP); Oficina de Segurança Alimentar e Oficina de Busca Ativa (SEDES); Serviços de Convivência, recreação e lazer e atendimento do CRAS e CREAS (Prefeitura de Alcântara).

Estas ações e serviços acontecem nas comunidades de Santa Maria (segunda, 03), Peroba de Cima (terça, 04), Itamatatiua (quarta, 05) e na quinta, 6 acontece o Seminário do Programa Maranhão Quilombola: Rede de Atendimento no Auditório do IFMA.

De acordo com o prefeito Anderson Wilker, a Caravana do Maranhão Quilombola potencializa os serviços já oferecidos às comunidades e traz benefícios aos quilombolas. “Este é mais um grande momento da parceria entre a prefeitura de Alcântara e o governo do Estado, que tem sempre nos ajudado em diversas frentes e agora mais ainda com a Caravana do Programa Maranhão Quilombola. Quem ganha com esses serviços é a população, que passa a ter as politicas públicas mais presentes em suas comunidades”.

Claudia Regina Ferreira Costa, liderança quilombola de Itamatatiua, afirma que as comunidades estão mobilizadas para a Caravana. “As mulheres quilombolas estão ansiosas pra receber os atendimentos médicos na própria comunidade, pois isso já facilita nossa vida”. Outro aspecto enfocado por Claudia Regina é a importância das palestras para esclarecer os direitos das mulheres quilombolas. “É importante esclarecer a mulher quilombola sobre a violência doméstica, porque tem muitas que vivem essa realidade em casa e tem medo de denunciar”.

Esta segunda etapa da Caravana do Programa Maranhão Quilombola conta com 13 profissionais do governo estadual e cerca de 70 servidores da Prefeitura de Alcântara com previsão de atender mil pessoas; em sua primeira etapa, ocorrida em comunidades quilombolas de Itapecuru, os profissionais do Estado e da prefeitura municipal realizaram mais de 700 atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário