terça-feira, 4 de julho de 2017

Flávio Dino recebe a visita da secretária das Mulheres do Governo Federal

 O governador Flávio Dino recebeu a visita da secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Fátima Pelaes, na manhã desta segunda-feira (03), no Palácio dos Leões. A reunião integrou a agenda de trabalho de membros da Secretaria das Mulheres que tem como objetivo alinhar a parceria com o Governo do Estado para a inauguração da Casa da Mulher Brasileira.
Durante a conversa, o governador Flávio Dino e a secretária Fátima Pelaes conversaram sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres e reforçaram o desejo de inaugurar a Casa da Mulher Brasileira de São Luís em agosto, mês de comemoração de 12 anos da Lei Maria da Penha.
“Tivemos hoje com a rede de enfrentamento e saímos daqui com muita expectativa. Visitamos também a Casa da Mulher Brasileira, que está praticamente pronta, então esperamos que agora no mês de agosto, pela programação da Lei Maria da Penha, possamos incluir a Casa aqui no Maranhão”, afirmou Fátima Pelaes.
Ela disse, ainda, que a Secretaria das Mulheres ficou muito feliz de ver a forma, o trabalho que vem sendo feito e o compromisso de todos que tem responsabilidade de trabalhar as políticas públicas voltadas para as mulheres no Maranhão. “Isso é muito importante, sentimos esse compromisso do Governo, de todos que estão aqui, e acreditamos que durante todo este mês de julho vamos estar com tudo organizado para em agosto nós inaugurarmos a Casa, que é um serviço de atendimento integrado a essa mulher vítima de violência”, enfatizou.
A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.  Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
A secretária de Estado da Mulher (Semu), Laurinda Pinto, disse que a manhã foi de reuniões com todos os serviços que que integram a câmara técnica da Casa da Mulher Brasileira. “Vamos viabilizar a mudança dos órgãos para a Casa e ajustes finais da parte administrativa. A Semu já realizou todo o processo licitatório dos serviços de administração que darão suporte ao funcionamento dos órgãos, e, agora, só falta os órgãos se organizarem para fazer as mudanças”, explicou.
A juíza auxiliar da vara de violência doméstica e familiar contra a mulher, Suely Feitosa, disse que “nessa proposta da Casa, o judiciário também integra os serviços que são prestados à mulher. Nós precisamos ainda só definir este atendimento de medidas protetivas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário