terça-feira, 25 de julho de 2017

Coral Ufma celebra 44 anos com apresentação de concertos públicos



O Coral Universidade Federal do Maranhão (Coral Ufma), músicos e artistas convidados e o público em geral celebrarão nesta semana o aniversário de 44 anos de fundação do grupo musical. Nesta quarta-feira (26), o coro apresentará o concerto "Coral Ufma & Convidados" às 18h, no auditório Mário Meirelles do Centro de Ciências Humanas (CCH), na Cidade Universitária Dom José Delgado, no Bacanga, em São Luís. O evento terá entrada gratuita.
Na quinta-feira (27), às 18h30, o concerto será reapresentado na sede provisória do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce/Ufma), na rua Humberto de Campos, 174. Centro), também em São Luís (MA). O evento é uma realização do Dac/Proexce/Ufma e conta com apoio da Fundação Sousândrade, Universidade FM, TV Ufma e Gráfica Universitária.
O evento contará com a participação da Camerata da UFMA, sob a coordenação da Professora Mônica Luchese Marques e do Professor Ricardo Bordini, com os integrantes do Projeto Voz e Criatividade, da Professora Andréa Daltro, membros do Coral Ufma e convidados que atuam na área do canto lírico.
“Atualmente sob a regência de Angélica Vieira da Silva Marques, o Coral UFMA tornou-se projeto institucional de extensão pela Resolução nº 283, de 1974, do Conselho Diretor da Ufma”, disse a diretora do Dac, Fernanda Santos Pinheiro. O Coral Ufma sempre esteve vinculado ao Dac/Proexce. Em 44 anos o coral passou por diversas orientações técnico-musicais e cada regente contribuiu com suas características de interpretação e repertórios.
O Coral UFMA mantém o seu perfil extensionista de congregar a comunidade universitária e da capital maranhense. Desde a sua criação, em 1973, realiza, no mínimo, um concerto por ano, totalizando quatro décadas de apresentações ao longo de sua história. "O repertório será eclético com músicas populares e sacras", informou a diretora do DAC, Fernanda Pinheiro, coordenadora geral do evento. Atualmente o grupo conta com 60 integrantes.

Saiba mais:
CORAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: 44 ANOS.
Por Maria do Carmo Nunes - Coordenadora do Núcleo de Assuntos Literários e Musicais do Dac/Proexce/ Ufma e integrante do Coral Ufma.

“Fazer música é ato de prazer, mas requer uma persistência amalgamada na prática cotidiana e muita paciência. Assim foi construída a trajetória de quarenta e quatro anos do Coral Universidade Federal do Maranhão. Desde a sua criação, em 1973, está vinculado à área da extensão universitária, hoje, Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo.
Nessa experiência de reunir pessoas de todas as idades, credos e procedência sócio cultural diversificado sob a motivação da prática do canto coral, quer seja como cantor ou regente, contabiliza dezenas de pessoas atuantes na área do canto erudito e popular, regentes, professores  e músicos, além da formação de plateia que sempre prestigiam  eventos de canto coral.
Sendo assim, nada mais justo que celebrar quatro décadas de um processo profícuo de trabalho, com a realização de um concerto "44 Anos: Coral Universidade Federal do Maranhão & convidados", que será apresentado nesta quarta-feira, dia 26 de julho, às 18h, no Auditório Mário Meireles do CCH, e na quinta-feira, dia 27 de julho, às18h30 no DAC, na rua Humberto de Campos, 174 (Centro).
O repertório que será apresentado vai do erudito ao popular, como sempre, eclético, que caracterizou o perfil do Coral UFMA. O concerto contará com a participação de convidados, como a Camerata da UFMA, sob a coordenação da Professora Mônica Luchese Marques e Professor Ricardo Bordini, com os participantes do Projeto Voz e Criatividade, da Professora Andréa Daltro, membros do Coral Ufma e convidados que atuam na área do canto lírico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário