quinta-feira, 6 de julho de 2017

Caravana Empresarial auxilia desenvolvimento de Balsas e apoia empresários





Com grande procura por parte dos empresários dos mais diversos setores, a Caravana para o Desenvolvimento Empresarial foi um grande sucesso na passagem por Balsas, nesta quarta (5) e quinta-feira (6). O público pôde ter acesso a serviços e informações, dialogar com secretários e representantes de órgãos do Governo do Estado e, ainda, apresentar demandas e pleitos para impulsionar os negócios e a economia da cidade, que tem papel de destaque no cenário maranhense.
O secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, coordenou as ações da Caravana e destacou a importância da ampla participação do empresariado local na extensa agenda organizada pela gestão estadual. “O balanço do evento é muito positivo e mais uma vez reforça que o Governo está no caminho certo, que é de se aproximar do empresariado. Tivemos a reunião com as lideranças da CDL, visitamos o comércio local e tivemos reunião com produtores de grãos, algo que é muito específico da região”, destacou o secretário Antônio Nunes.
No primeiro dia de evento, além do encontro importante com empresários e a visita a estabelecimentos do município, os titulares e representantes de órgãos do Estado realizaram a abertura oficial do evento, que aconteceu na noite de quarta-feira (5), quando apresentaram os investimentos e ações do Governo do Estado e participaram de plenária ampliada com a classe empresarial, que lotou o auditório onde foi realizado o evento.


“É muito importante essa presença física do Estado, principalmente conversando com a classe empresarial, que gera emprego, renda e oportunidades. É importante tirar as dúvidas, mostrar os programas que existem, que são inúmeros, e às vezes, até pela distância geográfica, nem todo mundo tem conhecimento. Esta presença maciça aqui neste evento, surpreendendo a todos nós, mostra que quem produz, quem gera emprego e renda, está interessado em contribuir e participar do processo de crescimento do Maranhão”, pontuou o secretário de Estado de Agricultura, Pesca e Pecuária, Márcio Honaiser.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Manoel Santos, acompanhou todas as atividades realizadas durante a Caravana e acredita que aproximação do Governo com o comércio é importante para entender às necessidades de cada setor e juntos encontrar estratégias para superar o momento de crise econômica que o país atravessa.
O prefeito de Balsas, Erik Silva, também aprova a aproximação. “A gente considera muito importante esse tipo de encontro, o Governo do Estado vindo in loco discutir com a classe empresarial, com os comerciantes, com a sociedade de um modo geral, procurando soluções para problemas enfrentados ao longo do tempo, com muita transparência. Balsas está no sul do Maranhão, a 850 km da capital, e se sente tão orgulhosa de receber tantos secretários aqui, valorizando nossa região e mostrando interesse em fazer com que continuemos crescendo. Balsas é uma cidade economicamente forte e precisa dessa parceria, desse entendimento para continuar crescendo”, afirmou.
Serviços


Durante esta quinta-feira foram oferecidos serviços diversos. A Junta Comercial do Maranhão (Jucema), além de disponibilizar informações para simplificar serviços relacionados ao registro de empresas, ainda inaugurou em Balsas o Seminário Empresa Fácil. “Mais um serviço importante que o Governo do Estado traz para Caravana é um seminário voltado para os contabilistas, que busca principalmente tirar dúvidas sobre o sistema do Empresa Fácil, que facilita a abertura, alteração e baixa de empresas”, informou o presidente da Jucema, Sergio Sombra.
Entre os serviços oferecidos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também esteve presente prestando apoio ao licenciamento ambiental, explicando os procedimentos para aquisição e acompanhamento da expedição do documento. Além disso, o empresariado pôde obter mais informações e se inscrever em importantes programas do Governo.
Entre os programas estão: Maranhão Juros Zero, onde a gestão faz convênio com entidade financeira para conceder crédito de até R$ 20 mil sem juros; Mais Empresas, que concede redução da carga tributária ao empresário que deseja instalar ou ampliar seu negócio; Maranhão Mais Produtivo, que auxilia o empreendedor a planejar e estruturar o acesso da sua empresa a novos mercados; e o Mais Empregos, em que a cada novo emprego gerado, o Governo concede crédito de R$ 500 no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Também esteve presente no evento o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), realizando atendimento e palestras.
Diante da gama de serviços ofertados, a microempresária Lúcia Gonzaga, que tem uma pequena empresa no ramo de vestuário, foi procurar informações para impulsionar os negócios. “Esse investimento é muito bom para o pequeno empreendedor, que já tem seu negócio e vai ajudar a melhorar. E este é meu caso, eu já tenho minha empresa cadastrada, tudo direitinho, mas me falta esse recurso para aperfeiçoar, para ter um funcionário, para investir mais. Então, eu vim em busca de informações e consegui e gostei do atendimento, estão de parabéns por esta iniciativa”, destacou a empreendedora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário