segunda-feira, 5 de junho de 2017

Roberto Rocha comemora avanço de projeto “Diques da Baixada”

O Diário oficial da União abriu licitação para elaboração do estudo ambiental do projeto. A obra está orçada em mais de cem milhões.  
 
O Diário Oficial da União publicou na última sexta-feira (2) o Edital nº 8/2017, que abre aviso de licitação para escolha da empresa que será responsável pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para a construção do Sistema de Diques da Baixada Maranhense. A obra tem recursos viabilizados por meio do mandato do senador Roberto Rocha (PSB), via Orçamento Geral da União 2017. A licitação está prevista para ser realizada no dia 25 de julho deste ano, em Brasília, na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf.  
Os Diques da Baixada Maranhense são uma obra de engenharia que permitirá a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa, retardando o seu escoamento para o mar sem alterar as cotas máximas naturais de inundação. Eles vão proteger os campos e os lagos da região, impedindo que a água do mar penetre nas áreas de água doce. O resultado será um criadouro natural e perene para a irrigação, o cultivo de pescados, agricultura, pecuária e o consumo humano e animal. Mais ainda: o sistema de diques promete transformar a economia da região, gerando milhares de empregos e renda para às famílias da baixada.
Margeando a baía de São Marcos, a obra está orçada em mais de R$ 100 milhões e visa melhorar de vez a vida de pelo menos 500 mil pessoas, em 21 municípios, que moram ao longo dos 71 km de extensão. Os principais municípios beneficiados com o projeto são: Bacurituba, Cajapió, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer e Viana.
O senador Roberto Rocha (PSB), que é um dos principais articuladores para a viabilização do Projeto dos Diques da Baixada junto à Codevasf, comemorou a divulgação do edital.
Claro que ficamos satisfeitos com o anúncio de mais um passo concreto rumo ao sonho maior que é equipar a Baixada Maranhense com uma obra da dimensão dos diques da baixada, cujo alcance não é somente social, mas também econômico e ambiental. Nossa animação aumenta na medida em que o projeto está sendo conduzido por boas e competentes mãos, no caso, a Codevasf”, disse o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário