terça-feira, 27 de junho de 2017

Professora Sônia Almeida lança dois livros na Academia Maranhense de Letras

SÃO LUÍS – Em um momento de celebração, a professora do Departamento de Letras Sônia Almeida lançou os livros “A língua e a árvore: uma herança com chão e tempo” e “Palavras herdadas: sobre o Português como língua de herança”. A solenidade ocorreu na quinta-feira, 22, na Academia Maranhense de Letras, na qual a autora dos livros é titular da 20ª cadeira. As obras serão lançadas também em Brasília, no I Congresso Mundial de Bilinguismo e Línguas de Herança, e em Munique, por meio do Consulado Geral do Brasil na Alemanha. 
Junto a amigos, alunos e familiares, Sônia explicou que o surgimento da proposta dos livros teve uma motivação quase poética, enquanto estudava em seu pós-doutorado na Ruhr Universitat Bochum, localizada na Alemanha, realizando pesquisas sobre o português como língua de herança. “Eu estudava contemplando uma árvore e me questionava qual concepção de língua que o português como língua de herança tem adotado. Então eu comecei a pensar, mas eu fazia isso diante de um jardim. E eu passei um ano e vi as estações atravessarem a árvore, até que a árvore ficou totalmente nua. Então eu pensei: ‘estou diante de uma lição de língua’. É dessa forma que acontece com a língua: o português de Portugal, português do Brasil, português de Angola, de Guiné-Bissau... Tudo isso é língua portuguesa, mas, atravessada pelo tempo, passa por uma metamorfose que não fere a sua natureza interior estrutural”, afirmou. 
Ela foi percebendo, então, a oportunidade de trabalhar os conceitos linguísticos da língua portuguesa em uma experiência que descreve como “uma existência brasileira em novo processo de identificação”.  Apesar de a temática ser a mesma nos dois livros, o português como língua de herança, a abordagem se difere em ambos no trato da linguagem. “Palavras Herdadas”, escrito em parceria com a autora Andréa Menescal, é mais científico, com o objetivo de identificar como a língua brasileira é tratada por seus usuários, indicado para ser trabalhado dentro da academia. Enquanto “A língua e a árvore: uma herança com chão e tempo”, apresenta em sua estrutura, segundo a autora, “ritmos, sons, expectativas, ansiedades e silêncios de uma brasilidade que precisa ser tocada”. 
Prestigiando o sucesso da docente da UFMA, a reitora Nair Portela declarou que a contribuição da professora para a pesquisa da língua portuguesa é um grande ganho para a universidade. “Muitas pessoas que saem do país vão perdendo suas raízes, então essa produção da professora Sônia vem resgatar a importância que tem o linguajar brasileiro, o português que se fala no Brasil. Em seu trabalho internacional, ela levantou a importância da língua portuguesa em outros países, por isso a universidade fica feliz e a congratula pelo lançamento dos livros”, enfatizou.
A tiragem das obras contabilizou um total de 500 livros impressos, que foram vendidos no local com 50% de desconto aos alunos de Letras. Segundo Sônia Almeida, além do lançamento em Brasília e em Munique, o livro deve ser transformado, também, em e-book e comercializado na Amazon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário