quarta-feira, 21 de junho de 2017

Livro do desembargador Lourival Serejo é premiado em concurso na Itália

O livro “O Pescador de Memórias”, de autoria do desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa, presidente do TRE-MA, é um dos vencedores de concurso literário organizado pela conceituada Academia Internazionale "Il Convivio", com sede em Castiglione de Sicilia, na Itália.
Mais de 830 escritores de toda a Europa e das Américas participaram do concurso, que homenageia Antonio Filoteu Omodei, renomado escritor siciliano do século XVI. Concedida anualmente, a premiação é uma das mais importantes do mundo na seara da literatura.
“Pescador de Memórias” - primeira obra poética do magistrado - reúne 36 poemas em 96 páginas, em que Lourival Serejo - membro da Academia Maranhense de Letras - incorpora a figura de um pescador, lançando suas redes, trazendo lembranças do cotidiano da cidade, conhecida pela pesca artesanal.
O desembargador enfatiza que Viana é uma terra de pescadores e, como poeta, incorporou um desses trabalhadores, fazendo avaliação do tempo e de personagens, e explicando alguns pontos necessários para o leitor não vianense, aspectos que têm certo peso histórico, sentimental e quase folclórico.
Joaquim Gomes, professor e mestre em Teoria Literária, lavra o prefácio e o cartunista maranhense Jesus Santos é o autor das ilustrações da obra, na qual Serejo utiliza-se do universo lírico do lago de Viana como fonte de inspiração.
Nascido em Viana (MA), o desembargador ocupa, na Academia Maranhense de Letras, a cadeira n.º 35. Também é membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Vianense de Letras.
Entre suas obras literárias publicadas estão: “O presépio queimado”, “Rua do Porto”, “O Baile de São Gonçalo”, “Do Alto da Matriz”, “Na Casa de Antônio Lobo”, “Da Aldeia de Maracu à Vila de Viana”, “Entre Viana e Viena” e “Pescador de Memórias”.
Na área jurídica: “Contribuições ao estudo do Direito”; “Direito Constitucional da Família”; “Provas ilícitas no Direito de Família”; “A família partida ao meio”; “Formação do Juiz: anotações de uma experiência”; “Comentários ao Código de Ética da Magistratura Nacional”, “Os Novos Diálogos do Direito de Família” e “Direito Eleitoral”.

Com informações da Ascom TJMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário