terça-feira, 27 de junho de 2017

Governo reconstrói CE São José de Ribamar e entrega 8ª escola nos últimos oito dias no Maranhão

 A escola de ensino médio mais antiga e tradicional da cidade de São José de Ribamar passou por reconstrução e foi entregue na manhã desta segunda-feira (26), pelo governador Flávio Dino. Após anos de abandono, o Centro de Ensino São José de Ribamar foi devolvido à comunidade escolar do município totalmente reedificado por meio do programa Escola Digna. A unidade é uma das oito inauguradas nos últimos oito dias pelo Governo do Estado batendo recorde na história da educação do Maranhão.
Em dois anos e meio da gestão do governador Flávio Dino à frente do Estado, o programa Escola Digna tem transformado a realidade das unidades de ensino, com construção, reconstrução e reforma de mais de 600 escolas em todas as cidades e regiões do Maranhão. Nesta semana, o Governo chegou a uma marca recorde com a entrega da 8ª escola nos últimos oito dias.
De acordo com o governador, não existe desenvolvimento sem investimento em educação, pois ele é o “único investimento que pode assegurar igualdade na sociedade”. Para ele, a sociedade brasileira é obscenamente desigual, onde poucos estão com tudo ou quase tudo e muitos com quase nada, e esse é o principal problema do país.
Segundo Flávio Dino, só se corrige isto – outras sociedades já mostraram – mediante o investimento paciente, perseverante, corajoso e continuado, por meses, anos e décadas na educação das novas gerações. “Esse é o caminho das nações mais desenvolvidas e dos estados que conseguiram patamares mais altos de riquezas. E esse é o caminho que nós estamos trilhando aqui”, ressaltou o governador.
Totalmente reconstruído, o CE São José de Ribamar vai atender 500 estudantes do ensino médio. O prédio estava abandonado há três anos, desde que a gestão passada iniciou uma reforma, tirou os alunos do local – que tiveram que ir para um lugar alugado – mas não concluiu a obra. Com investimento de R$ 1,4 milhão, a nova estrutura ganhou biblioteca nova, auditório, laboratórios, novos espaços administrativos, a revitalização das sete salas de aula, rampas para cadeirantes, banheiros adaptados, entre outros.
O secretário de Educação, Felipe Camarão, destacou a sequência de entregas de escolas dignas para a comunidade escolar maranhense. “Uma escola que estava abandonada, antigo anseio da população e agora uma escola linda, totalmente reconstruída, climatizada e que receberá ainda um estacionamento e uma quadra para prática do esporte educacional, elevando a autoestima dos estudantes e professores desta escola. É o programa Escola Digna cada vez mais consolidado pelo nosso governador nesta sequência de entregas por todo o estado do Maranhão. E nesta semana teremos mais”, sublinhou.
São José de Ribamar em festa
Além da entrega do CE São José de Ribamar, os alunos também receberam 1662 uniformes escolares. O prefeito do município, Luís Fernando, agradeceu o “carinho, atenção e amizade” do governador Flávio Dino com a cidade e ressaltou mais uma obra na área da educação entregue, a exemplo do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e da reforma do Caic.
O prefeito lembrou que há 14 anos a escola não passava por reformas, mas os alunos e professores resistiram heroicamente e sempre clamando pela intervenção. “A comunidade do CE São José de Ribamar está  mais alegre e se sente mais respeitada. Esta é a escola mais importante e mais tradicional de ensino médio. É a primeira, de 1983 a sua fundação. É um avanço muito grande, pela tradição e história da escola e pela qualidade dos seus alunos. Fico muito contente de participar de um evento deste porque é a educação que forma e transforma para melhor a nossa cidade, o estado do Maranhão e o Brasil”, comemorou o prefeito.
A aluna Maria da Silva, do 3º ano, recebeu seu uniforme das mãos do governador Flávio Dino e do prefeito Luís Fernando e agradeceu, em nome de todos os estudantes, pela reforma da escola. “A gente passou por uma situação difícil mas temos que agradecer por uma coisa que é nossa. Todo mundo aqui está alegre”, reconheceu, conclamando os seus colegas a zelar a unidade. “Os próprios alunos transformam a escola. Então é nossa responsabilidade cuidar. Que nós tenhamos a responsabilidade e a maturidade de manter nossa escola assim”, completou.
Escola no Parque Vitória
Durante a solenidade, o prefeito Luís Fernando garantiu que a Prefeitura de São José de Ribamar já conseguiu o terreno para a construção de uma escola de ensino médio que atenderá a região do Parque Vitória e adjacências. Sonho antigo da população da localidade, a unidade foi um compromisso assumido pelo governador Flávio Dino no dia da inauguração da avenida Nossa Senhora da Vitória, no início do mês de junho.

“Já tivemos a entrega do Iema, do Caic, e temos o compromisso de construção de uma escola no Parque Vitória, vamos fazer junto com a Prefeitura. Vamos manter a média desse programa firme de reconstrução, de construção de novas escolas para valorizar essa que é a atividade fundamental para definir que a sociedade é verdadeiramente desenvolvida”, garantiu o governador Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário