quinta-feira, 22 de junho de 2017

Governo e Prefeitura vão disponibilizar novos pontos de internet grátis em São Luís


Governo e Prefeitura vão disponibilizar novos pontos de internet grátis em São Luís
Visando ampliar e democratizar o acesso à inclusão digital da população, a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado celebraram, nesta quarta-feira (21), parceria para instalação de novos pontos de internet gratuita na cidade. O termo de cooperação, assinado pelo prefeito Edivaldo e o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, prevê a implantação de um totem de acesso à rede mundial de computadores, na Praça Deodoro, um dos maiores pontos de circulação de pessoas, no Centro da capital maranhense.
“A ampliação do acesso à internet gratuita é um compromisso que firmamos em campanha com a população da nossa cidade e que agora, por meio da realização de mais essa parceria celebrada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, vamos disponibilizar, efetivamente, o acesso à rede nos locais de grande concentração popular, para que as pessoas possam usufruir desse importante serviço, com qualidade e velocidade”, afirmou o prefeito Edivaldo.
O vice-prefeito Julio Pinheiro, que também participou do ato de assinatura do termo de parceria, destacou o papel social da rede mundial de computadores. “A internet não é só uma ferramenta de acesso à informação, mas também um instrumento de desenvolvimento social. E a comunicação serve como um vetor primordial para se avançar também nesse aspecto. Queremos levar esse serviço a muitos outros pontos da cidade, para que a população ludovicense possa usufruir desse vetor importante de comunicação e socialização”, disse Pinheiro. O secretário de Governo, Lula Fylho, também esteve presente.
O ponto de internet a ser implantado na Praça Deodoro será na modalidade totem, instalado pela Rede de Internet Grátis do Maranhão (Maranet), que é o serviço de internet gratuita ofertado pelo Governo do Estado, com o objetivo de ampliar o acesso e a inclusão digital dos maranhenses.
CONEXÃO
Segundo o titular da Secti, Jhonatan Almada, o ponto físico de internet da Praça Deodoro terá capacidade de conexão para atender, no mínimo, 1.200 pessoas, simultaneamente, em um raio de até 400 metros de distância do totem. “Internet boa, de fibra óptica, com alta velocidade e da melhor qualidade. É mais um passo que damos para ampliação da inclusão digital e acesso à internet para todos os ludovicenses. Vamos dinamizar ainda mais esse processo para que possamos chegar a, no mínimo, 10 pontos de acesso à internet gratuita na cidade, de maneira que a população tenha todas as condições de acesso à informação e ao conhecimento, de forma imediata e com qualidade”, enfatizou Jhonatan Almada.
O secretário destacou, ainda, que já são disponibilizados em São Luís pontos de wi-fi grátis da Maranet em outros locais como nos bairros Cidade Operária (entorno da feirinha), Anjo da Guarda (proximidades do mercado), na Rua Portugal e Praça Nauro Machado, na Praia Grande; e no entorno do IEMA Estaleiro-Escola, no Sítio do Tamancão.
Presente ao ato de assinatura do termo de parceria, o secretário estadual de Articulação Política e de Comunicação, Márcio Jerry, destacou a iniciativa como mais um ato importante de cooperação entre o Governo e a Prefeitura de São Luís. “Trata-se da concretização de política pública fundamental para universalização do acesso à internet. Outras possibilidades de projetos nas áreas da ciência, informação e tecnologia estão discutidas entre o governo e o município, de modo que possamos avançar ainda mais nas relações de parcerias nessas áreas”, pontuou Marcio Jerry.
Para a secretária municipal de Informação e Tecnologia (Semit), Tati Lima, o projeto de instalação dos pontos de internet gratuita em São Luís vai possibilitar à população ter acesso a serviços públicos e à informação de modo geral, com qualidade e alta velocidade de transmissão dados. “A iniciativa visa expandir o acesso à rede mundial de computadores, atendendo principalmente as pessoas que não têm condições de ter internet paga, promovendo, dessa forma, a isonomia do serviço de internet na capital”, observou a secretária.
A Rede de Internet Grátis do Maranhão integra o programa “Cidadania Digital” implementado pelo Governo do Estado. A ação consiste na instalação e disponibilização de internet gratuita em locais públicos de grande circulação, como praças, feiras, mercados, escolas e outros espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário