sexta-feira, 16 de junho de 2017

Governo e Banco do Brasil promovem assinatura de contrato para implantação do ‘Pronaf Web’ no Maranhão

 
Para facilitar o acesso dos homens e mulheres do campo ao crédito rural, o Governo do Estado, por meio do Sistema SAF, composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), em parceria com o Banco do Brasil, nesta quarta-feira, 14, promoveu o ato de assinatura do contrato para implantação da plataforma digital do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar “Pronaf Web”, que tornará possível à Agerp desempenhar funções de correspondente bancária no Maranhão.
O acordo foi oficializado no auditório da Agência, com a presença do Secretário da SAF, Adelmo Soares, o presidente da Agerp, Júlio Mendonça, a presidente do Iterma, Margareth Mendes e do superintendente do Banco do Brasil, Ingo Kobarg.
A parceria entre a Agerp e o Banco do Brasil foi pensada para simplificar a forma de operacionalização de projetos dos agricultores familiares, que antes buscavam orientações com os técnicos da instituição, para só depois, irem à procura de apoio junto à agência bancária e receberam instruções do processo de acesso ao crédito.
Com o Pronaf Web, agricultores familiares terão a presença de um operador de crédito em tempo integral nos 19 escritórios regionais da Agerp, localizados em: Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Rosário, São João dos Patos, São Luís, Timon e Zé Doca.
A função de operador será desempenhada por um técnico de cada escritório regional, que será capacitado, tendo conhecimento das políticas de crédito fornecidas pelo agente financeiro, e também, o entendimento do papel do extensionista nesse processo. Os técnicos atuarão na plataforma, encaminhando os principais documentos para a abertura de conta, cadastramento e apresentação de propostas para o Pronaf, facilitando o trâmite do financiamento.
De acordo com o secretário Adelmo Soares, esta ação demonstra mais uma vez o compromisso do governo com os agricultores familiares. “Mais uma ação importante do Sistema Saf, que estreita cada vez mais a sua relação em prol do agricultor familiar, vamos avançando se eguindo a jornada de colaborar com a transformação do Maranhão, como sempre faz questão de lembrar o nosso governador Flavio Dino. E agora com essa importante parceria com o Banco do Brasil, vamos reduzir a burocracia, aumentar o acesso ao crédito e melhorar o acesso ao Pronaf”, frisou o secretário.
Para o presidente da Agerp, com a simplificação do processo para investimentos do Pronaf, o agricultores vão contar com melhoria de acesso às operações de crédito por meio da praticidade das novas tecnologias. “Vamos viabilizar o acesso aos benefícios obtidos com as políticas públicas, garantindo rapidez nos serviços oferecidos pelo órgão, que dissemina orientações, aliadas as novas tecnologias, para promover melhorias na qualidade de vida das famílias no campo”, disse o presidente.
O superintende do Banco do Brasil, Ingo Kobarg, destacou que com a aprovação do credito, a espera para os aprovação dos projetos dos agricultores familiares será reduzida. “A parceria vai facilitar a vida dos agricultores familiares que terão em um só lugar a prestação de assistência técnica e encaminhamento de propostas para abertura de contas, de financiamento e aprovação de projetos, em um ambiente familiar com menos burocracia e de maneira bem mais rápida”, enfatizou o superintendente.
Presentes na ocasião, a equipe técnica da Agerp, incluindo diretores, coordenadores, técnicos e gestores, assim como a equipe técnica do Banco do Brasil, a presença do prefeito de Presidente Vargas, Wellington Uchoa, acompanhado de vereadores e lideranças políticas.
PRONAF
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais e coletivos, auxiliando agricultores e assentados da reforma agrária na geração de renda. Com as linhas de crédito oferecidas pelo Pronaf, os agricultores familiares poderão investir em construção, ampliação das instalações das propriedades rurais, e também, na modernização de serviços e produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário