domingo, 18 de junho de 2017

Deputado Wellington apresenta projeto que cria o Plano Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio

Pensando na valorização da vida do maranhense, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou o Projeto de Lei 136/2017 que dispõe sobre o Plano Estadual de Valorização da Vida e a Semana Maranhense de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. O PL já tramita na Assembleia Legislativa e aguarda a aprovação dos deputados para depois ir a sanção do Governador.
O Projeto leva em conta o relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, que chama a atenção de governos para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública” que não é tratado e prevenido de maneira eficaz. Segundo o estudo, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média.
Ao justificar o PL, o deputado Wellington ressaltou que houve um aumento considerável no número de suicídios em 5 anos no Maranhão, o que revela uma situação preocupante.
“É lamentável o crescimento de suicídios em todo o Brasil. Infelizmente, a causa mais comum é um transtorno mental ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Além disso, não podemos esquecer as dificuldades financeiras ou emocionais que também desempenham um fator significativo para evolução do quadro que pode vir a culminar com o indivíduo retirar a própria vida. No Maranhão, houve um aumento significativo em 5 anos. Nas últimas pesquisas do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, houve um aumento de 41,17% na capital maranhense. No mesmo período, houve um aumento de 55,5% em todo o Maranhão. São dados preocupantes que revelam que precisamos sim investir mais em ações em nosso Estado que valorizem a vida”, disse Wellington.
O Projeto em questão institui em todo o território maranhense o Plano Estadual de Valorização da Vida, com o objetivo de manter continuamente um sistema telefônico gratuito para atendimento em qualquer horário à pessoas em quadro depressivo ou inclinadas à prática do suicídio, bem como identificar possíveis sintomas, tratar o transtorno e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil, prevenindo e minimizando a evolução dos quadros que possam chegar ao suicídio. Com o intuito de abordar tal temática, acontecerá uma audiência pública no dia 04 de julho, em auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa. A finalidade é abordar a problemática no Maranhão e articular ações que valorizem a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário