quinta-feira, 1 de junho de 2017

Cézar Bombeiro comemora 99 anos de fundação do bairro Liberdade

Apresentação de bumba-meu-boi foi um dos eventos que marcaram o aniversário de 99 anos da Liberdade
Uma vasta programação, envolvendo diversos segmentos culturais, marcou, na última Sexta-feira, (26), os noventa e nove (99) anos de fundação do Bairro da Liberdade, considerada como data o 25 de maio, bem como da lei de autoria do vereador Cézar Bombeiro, que institui o “Dia do Bairro da Liberdade”, sancionada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior. A data faz alusão à fundação do bairro, que surgiu em 1918, com a criação do antigo matadouro, nessa época, o bairro tinha um único acesso por terra, chamado Campina do Matadouro, mas o principal meio de entrada eram as embarcações.
Participaram das comemorações Tambor de Crioula do Mestre Leonardo, Bloco Afro “Filhos de Nanã”, Bumba-meu-boi da Maioba e a Banda Resgate. Toda movimentação aconteceu na Praça Mário Andreazza, onde a comunidade marcou presença para animação dos festejos. “Estamos todos aqui irmanados para celebrar essas conquistas, o que deixa todos nós que fazemos e vivemos o dia a dia do bairro da Liberdade”. Completando ele diz que “agora nós temos mais esses eventos que passam a marcar o calendário de atividades comemorativas e culturais em nossas vidas”.
História do bairro
Em 1918, foi firmado um contrato entre a Prefeitura de São luís e a Companhia Matadouro Modelo. O prazo do contrato era de 25 anos, contados da data de inauguração. Durante a vigência, o contratante teria “uso e gozo do estabelecimento com todos os ônus e vantagens pactuados”. Ao fim desse prazo, o matadouro passaria ao controle da prefeitura.
O antigo Matadouro do Município de São luís estava localizado no final da rua de São Pantaleão, nas proximidades da Praia da Madre Deus. Após confecção de relatório sanitário, elaborado pelo Dr. Victor Godinho, que apontou as precárias condições do espaço ao intendente municipal Luis Torres.
Em 25 de maio do mesmo ano, Torre determinou a publicação da desapropriação, no Diário Oficial do Estado, do sitio Itamaracá pela importância de 10 contos de reis e a parte nordeste e sudeste do Sitio Baixinha para a construção do Matadouro Modelo, entre a Machado Cavalcante e uma construtora do Pará.
Portanto, a data de fundação da Liberdade é 25 de maio de 1918, quando houve a desapropriação. Dessa forma, o vereador Cezar Bombeiro tenta, de forma brilhante, resgatar a história do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário