sexta-feira, 23 de junho de 2017

Agricultores do Agropolo Rio Balsas recebem capacitação



Os produtores do Agropolo do Rio Balsas, que já contam com assistência técnica e gerencial da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meio de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), recebem agora as capacitações do Programa Mais Produção. A partir do da próxima segunda, 26, será realizada capacitação em olericultura (cultivo de hortaliças) para os produtores, com foco em técnicas de adubação e irrigação.
De acordo com Selma Coelho, técnica que atua no Agropolo Rio Balsas, o curso surgiu pela forte demanda local por novas tecnologias no cultivo. “A necessidade da capacitação em olericultura com enfoque em irrigação e adubação se dá principalmente porque apesar do tempo em que muitos produtores trabalham com horticultura, o conhecimento deles sobre essas duas técnicas de manejo, que auxiliam no aumento da produtividade e redução de custos, ainda são muito incipientes. Adubação e irrigação são práticas que a todo momento necessitam de aperfeiçoamento”, explicou.
As capacitações do Programa Mais Produção vêm para complementar os conhecimentos adquiridos durante a assistência técnica e gerencial que é oferecida a 1550 propriedades nas cadeias de hortifruticultura, leite e derivados, carne e couro, arroz e aquicultura.
Somente em junho, já foram realizadas capacitações em Imperatriz, Governador Edison Lobão, Buritirana e agora, Balsas. “As ações de capacitação e difusão de novas tecnologias são fundamentais para que os agricultores tenham condições de tecnificar sua produção e obter melhores resultados, crescendo e gerando mais renda”, destacou o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.
A capacitação terá duração de três dias, com partes teórica e prática, em campo. A parte teórica será realizada na Casa do Empreendedor Rural de Balsas, primeira do projeto que busca reunir em único espaço, órgãos estaduais e serviços voltados para os produtores, familiares, de pequeno, médio e grande porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário