quarta-feira, 14 de junho de 2017

Agerp participa da 18ª Exposertão em São João dos Patos

 
Agricultores familiares tiveram acesso a diversos serviços oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), na 18ª Exposertão, realizada no município de São João dos Patos, e encerrada domingo (11). A Agerp é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).
Em quatro dia, a Feira, considerada o maior evento de agropecuária do Médio Sertão Maranhense, ofececeu oportunidades para o desenvolvimento do setor agrícola no Maranhão. Foi promovida pela Prefeitura de São João dos Patos, com apoio do Governo do Estado, de 8 a 11 deste mês, no parque Antônio Reinaldo Porto.  O público teve acesso a leilões, comercialização e exposição de bovinos, caprinos e equinos, de implementos e veículos agrícolas, realização de torneio leiteiro, cursos e palestras, atrações culturais, shows musicais e eleição da Miss Exposertão 2017.
Várias instituições apresentarem trabalhos e disseminaram conhecimento. O Escritório Regional da Agerp de São João dos Patos levou a agricultores familiares serviços como a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e a elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Promoveu palestras sobre manejo de caprinos e ovinos e, em parceria com o Banco do Brasil e Banco do Nordeste, difundiu informações sobre crédito rural. Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) organizou a palestra “Comercialização na agricultura familiar”.
No decorrer do evento, foram realizadas palestras sobre manejo suíno e sobre o Programa Água Doce. A equipe da Agerp participou, também, de reunião promovida pela Comissão de Relatos de Produção Agrícola, juntamente com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), STTR e instituições financeiras.
Para o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, a Feira é uma oportunidade de movimentar a economia local e a negociação “Além de aproximar pequenos e médios produtores da região”.
O gestor da Regional da Agerp de São João dos Patos, Edinaldo Quirino, ressaltou o sucesso da Exposertão. “A feira envolve todo o Sertão Maranhense e a Agerp e o Sistema SAF teve um papel importante, com atendimentos a agricultores e disseminando conhecimento através das palestras e reuniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário