quinta-feira, 25 de maio de 2017

UFMA realiza o lançamento da 40ª edição do Festival Guarnicê de Cinema nesta quinta-feira, 25

 SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão realizou, nesta quinta-feira, 25, uma coletiva de imprensa para oficializar o lançamento do 40º Festival Guarnicê de Cinema. A cerimônia, organizado pelo Departamento de Assuntos Culturais/Proexce, ocorreu no Grand São Luís Hotel, com a participação da reitora da UFMA, Nair Portela; da pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, Dorlene de Aquino; da coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro e dos patrocinadores.
O 40º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá de 02 a 10 de junho de 2017, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Cine Teatro da Cidade (Roxy) e na sede provisória do Departamento de Assuntos Culturais/Proexce da UFMA, na rua Humberto de Campos, 174, Centro. Na programação haverá mostras competitivas e não competitivas, exposições, lançamentos e homenagem ao ator Lima Duarte.
Foram inscritos aproximadamente 400 filmes. Entre eles, 37 filmes de curtas e longas-metragens, foram selecionados para competirem no 40º Festival Guarnicê de Cinema. O melhor longa nacional receberá o Troféu Guarnicê e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 23 mil reais, dedutíveis de impostos; O melhor curta nacional ganhará Troféu Guarnicê mais premiação em dinheiro no valor de R$ 12 mil reais, também dedutíveis. O Prêmio Assembleia para melhor filme realizado por maranhenses outorgará uma premiação em dinheiro no valor de dez salários mínimos, dedutíveis de impostos.
Para a reitora da UFMA Nair Portela, o Festival Guarnicê é a extensão da UFMA levando educação à população. “Divulgar o cinema maranhense e brasileiro pela quadragésima vez é motivo de muito orgulho para nossa universidade, porque isso é uma forma de trazer educação e cultura para a nossa sociedade, e ao mesmo tempo incentivar a produção de cinemas no nosso estado, a fim de divulgar a nossa cultura”, como contou.
A coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro, destaca a programação como a grande atração para o público. “Este festival, que é uma referência, fez história aqui no nosso estado, e muitas das pessoas que estão hoje no cinema tiveram seus primeiros contatos com cinema aqui. No entanto, nesta edição, faremos um resgate da história do Guarnicê através de uma linha de tempo, com relatos de diferentes convidados e participantes desde as primeiras edições, além das mostras e cursos”, adiantou.
Representando o governo do estado, o secretario adjunto da Economia Criativa, Celso Brandão, disse que fomentar a produção audiovisual maranhense é uma carona para levar o nome do Maranhão ao mundo. “O governo está preocupado com a formação dos jovens e com o fomento da produção cinematográfica para o melhoramento da produção audiovisual do estado. Por isso, realizar o Festival Guarnicê é muito importante, visto que este incentivo é o início da vitrine e da exibição dos filmes produzidos no Maranhão”, lembrou.
De acordo com o professor do Curso de Comunicação Social da UFMA, um dos percussores do Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão, Euclides Moreira Neto, o festival evoluiu muito, e espera que continue concretizando sonho dos jovens realizadores locais. “Nesse período de 40 anos houve uma evolução tecnológica muito grande, e o festival pude navegar sobre todos esses momentos que a tecnologia possibilitou. Espero que o festival siga o seu rumo e sua história, que continue sendo uma janela aberta para os realizadores maranhenses e para a juventude que vive nesta terra”, almejou.
O Festival Guarnicê de Cinema é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por maio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/Proexce), com patrocínio do Mateus Supermercados e Governo do Maranhão/Sectur, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Banco do Nordeste, e tem o apoio da Fundação Sousândrade, Academia Internacional de Cinema (AIC), Prefeitura de São Luís, Universidade FM e TV UFMA, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Rock e WComunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário