segunda-feira, 22 de maio de 2017

Programa Agro Energia: parceria entre Governo e Banco do Brasil incentiva energias renováveis no setor produtivo

 
O protocolo de intenções assinado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil, durante o Agrobalsas, para promover o Programa Agro Energia, é mais um passo para a adoção de energias alternativas e renováveis no setor produtivo do estado. Programas de governo, como os Agropolos, implantados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), já utilizam dessas tecnologias, que podem agora ser ampliadas.
A assinatura foi feita pelo governador Flávio Dino e o superintendente do Banco do Brasil, Ingo Kobarg Júnior e reforça a parceria entre as duas instituições na promoção das linhas de crédito para financiamento à aquisição e instalação de equipamentos geradores de energia elétrica, a partir de fontes alternativas e renováveis, como solar, eólica e biomassa.
O superintendente do Banco do Brasil, IngoKobarg Júnior, dá mais detalhes da nova modalidade. “Essas linhas atendem todos os produtores rurais, de qualquer porte, inclusive os apoiados pelos Agropolos e outros programas do Governo do Estado e terão acesso a diversas linhas com 5 a 10 anos de prazo e taxas de juros diferenciadas. O produtor que quiser mais informações pode buscar qualquer agência do Banco do Brasil ou os técnicos da Sagrima e SAF”, detalhou.
O Governo do Estado já vem incentivando a adoção dessas fontes alternativas no Agropolo da Ilha, que vem trabalhando de forma experimental a captação de energia solar para irrigação de hortifrutis. Nós primeiros dois meses de uso das placas, houve uma redução de 14% no valor da conta de energia das propriedades assistidas que receberam os equipamentos.
O Banco do Nordeste também está lançando, esta semana, sua linha de crédito voltada para a utilização de fontes de energia alternativas. O Agroamigo Sol é uma estratégia de financiamento direcionada a investimentos em energia solar fotovoltaica.
“Para ajudar os pequenos produtores do Agropolo da Ilha a crescer, o Governo do Estado vem buscando mecanismos para diminuir custos em itens como insumos, sementes e, mais recentemente, com energia. As instituições financeiras também abraçaram essa causa e estão oportunizando linhas específicas com esse mesmo objetivo. Esse trabalho conjunto, voltado para o aumento da nossa produção e da renda dos nossos agricultores já vem fazendo a diferença”, disse o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.
O sucesso desse trabalho já vem despertando o interesse dos produtores de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa no financiamento de placas para utilização dessa alternativa, como explica Arlindo Pereira, da Brasil Solair. “Com um sistema de energia solar fotovoltaico você consegue, em longo prazo, ter uma economia de até 95% na sua conta de luz, só pagando a taxa mínima de disponibilidade da rede. Além disso, você consegue recuperar seu investimento em torno de cinco a nove anos”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário