segunda-feira, 29 de maio de 2017

Parceria com a UFMA garante vestibular para o ITA em São Luís

São Luís – Em anúncio, feito durante a abertura da Escola de Altos Estudos – Tecnologias Aeroespaciais, na última segunda-feira, 22, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, tornou público que São Luís foi aprovada como campo de prova do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMA e coordenador do evento, Alan Kardec, esse processo teve início em 2016, quando a bancada maranhense na Câmara Federal fez uma emenda impositiva solicitando a implantação do curso de Engenharia Aeroespacial junto ao ITA. “Desde então, foi firmada uma parceria entre o ITA e a UFMA, o que culminou no apoio ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e na realização do vestibular na capital”, explicou.
A medida passa a valer a partir do próximo vestibular, que será realizado em 2018. As provas do ITA normalmente acontecem na primeira quinzena de dezembro. São 170 vagas distribuídas entre os cursos de Engenharia da Computação, Aeronáutica, Mecânica, Civil, Aeroespacial etc. A partir de 2018, a UFMA passará a oferecer também o curso de Engenharia Aeroespacial.
Para a aluna da pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMA, Letícia Cabral, essa notícia é muito importante. A estudante revelou que deixou de fazer o vestibular do ITA, porque não tinha condições de bancar a viagem para uma das capitais mais próximas de realização do exame, Belém ou Fortaleza. “Muitos alunos do Ensino Médio sonham em ingressar no ITA. Então esta será uma oportunidade para nós, principalmente por termos a base de Alcântara”, declarou.
Sobre o ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, totalmente vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que fica localizado na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo.
Ele conta com diversos cursos voltados para a graduação e a pós-graduação em áreas ligadas às engenharias, principalmente em setores aeroespaciais. É considerado também como uma das melhores instituições de ensino superior de todo o Brasil. O ITA oferece aos alunos alimentação totalmente gratuita, bem como moradia de baixo custo dentro do próprio câmpus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário